Páginas

24 de dezembro de 2012

Imperatriz Entrega Sinopse a Compositores

Sob o título "A Imperatriz é Rock", a sinopse da mais nova escola de samba de Guarapari, a Imperatriz do Samba, resume a história do ritmo de origem afro-americana desde o seu surgimento na década de 50 até os dias de hoje, com o atual Rock metal.
Em reunião realizada na academia de danças Equilibrium de Danças, no bairro Sol Nascente, o carnavalesco Simão Pedro apresentou o enredo e fez um resumo do que a agremiação pretende levar para a Avenida Joaquim da Silva Lima.
Segundo Simão, a Imperatriz vai abordar o nascimento do Rock a partir de sua consolidação na voz de Elvis Presley, a quem é atribuída a origem do ritmo que é conhecido hoje em todo o mundo. Há quem diga que o rock surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final da década de 1940. A revista Rolling Stones, em 2004, afirmou que o primeiro registro do rock foi a gravação do single "That's All Right (Mama)", de Elvis Presley, em  1954. A década de 50 marcou o crescimento da popularidade da guitarra elétrica.
A Imperatriz irá abordar também a história do rock no cenário musical brasileiro, passando pelo twist (ritmo de dança ligado ao rock) e pela Jovem Guarda. Simão Pedro explicou que a expressão "jovem guarda" é uma espécie de contraposição a "velha guarda", utilizada pelo mundo do samba. O carnavalesco disse ainda que, pelo fato de o rock ter surgido nas garagens dos americanos, recheadas de ferramentas automobilísticas, influenciou as vestimentas atuais cheias de tachas, parafusos e correntes.
A escola pretende também levar motociclistas metaleiros para o desfile, já que essa "tribo" normalmente adota o rock como ritmo de preferência.
Confira abaixo a Sinopse:









"A Imperatriz é Rock"

"Nasci da mistura do cantro triste e melancólico de escravos vindos da África com o lamento dos camponeses do sul dos Estados Unidos.
Mesmo em um ambiente de tristeza e sofrimento, foi usada para meu batismo uma expressão da moda alegre e simples: "deitar e rolar".
Quando me juntei a equipamentos elétricos, tornei meu cantar mais alto, conquistando a todos que escutavam.
Muitos me cantavam, mas um garoto de Menphis, com sua voz e seu jeito de dançar, se tornou o rei.
Atravessei o Atlântico, cheguei ao Velho Mundo, quatro jovens cantavam como ninguém os meus encantos em shows em estádios lotados.
Mas, nem sempre houve só alegria, as guerras através do mundo criavam uma forte tensão. Chega de festas e de danças, resolvi mudar a direção, e, com um grito, pedi ao mundo paz e amor. Cabelos compridos, roupas coloridas e com o "poder das flores" esperava a Era de Aquário.
No Brasil estive em boa companhia. A Jovem Guarda era uma febre, me levando para as rádios, TVs e festivais. Era Mutante, mutável, me adaptava de acordo com os ideais.
Por onde andava me batizavam novamente, como um trem chegando a uma nova estação. Bastava uma nota, um compasso ou uma nova canção.
De várias maneiras me apresentavam, uma em especial me chamou a atenção. Não sei onde, nem quando, mas essas palavras me dão a certeza de que nada mudou.
Senhoras e senhores, tenho o prazer de me apresentar:
Eu sou o bom e velho Rock And Roll."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.