Páginas

4 de dezembro de 2012

Dia Nacional do Samba Teve 12 Horas de Programação em Vitória


O Dia Nacional do Samba, comemorado neste domingo (2), foi celebrado em alto estilo em Vitória. A Estação Porto, no Centro da capital, recebeu o projeto Dose de Samba, com 12 horas de programação, que foi do pagode ao partido alto. O evento aconteceu a partir das 11h e teve entrada franca. A programação começou com o Clube do Vinil tocando grandes nomes do samba brasileiro. A festa seguiu com Cecitônio Coelho e convidados, Velha Guarda do Samba Capixaba, show Maria Maria – As Damas do Samba e a escola de samba Boa Vista. 
O músico e compositor Cecitônio Coelho se apresentou com mais nove convidados. O repertório abrangeu músicas que ganharam a interpretação de Roberto Silva, carioca considerado o príncipe do samba, falecido em setembro deste ano. Alguns dos nomes que marcaram presença: Emerson Xumbrega, Kleber Simpatia, Edson Papo Furado, Ricardinho Oliveira, Pedrinho Nó na Madeira, Rogerinho do Cavaco e Tonico do Cavaco. 
A Velha Guarda do Samba Capixaba levou músicas de Cartola em seu repertório e apresentou a Velha Guarda da São Torquato. O grupo existe há mais de uma década e é composto por Tião Batera (bateria), Nelson Gonçalves (violão de 7 cordas), Serginho (cavaco), Edinho (pandeiro e percussão), Jairo Liberdade (surdo e voz), Wallace (flauta), Alvimar Guimarães (voz) e Lajota (voz). 
Logo após, com direção geral de Simône Devens e direção musical e arranjos de Paulo Sodré, o espetáculo “Maria Maria” apresentou uma edição especial reunindo Damas do Samba – Uma homenagem a Roberto Silva, o Príncipe do Samba. Participaram 12 cantoras: Cyara Santos, Dennise Pontes, Dorkas Nunes, Gardênia Marques, Idalina Dornellas, Juana Zanchetta, Jully Victória, Márcia Chagas, Michele Maltovão, Simône Devens, Teresa Cristina e Vera da Matta interpretando sambas de compositores capixabas e canções que ficaram marcadas por Roberto Silva. 
Para encerrar a maratona, a música ficou por conta da atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independentes de Boa Vista, que levou sua bateria e passista para a Estação Porto. Além de sambas antológicos, a escola apresentou seu hino para a folia de 2013, "Diáspora Africana - O Grito de Liberdade de Uma Raça".
Fonte do Texto e Imagem: G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.