Páginas

21 de março de 2017

Guarapari Pode Ter Um Carnaval Melhor em 2018


Faltando pouco mais de 10 meses para o Carnaval 2018, o Blog Batuque na Praia faz uma reflexão do que foi o Carnaval deste ano em Guarapari e sobre o que podemos esperar da próxima folia de Momo.
Pelo que ficamos sabendo, as quatro escolas de samba que desfilaram na Avenida Joaquim da Silva Lima, no Centro, receberam valores iguais para apresentarem os enredos a que se propuseram. Segundo informações, foi um repasse de R$ 35.000,00 para cada agremiação (corrijam-nos, se estivermos errados). E esse dinheiro seria para o pagamento de ritmistas, carnavalescos, costureiras, empurradores de carro, confecção de fantasias e carros alegóricos, mestres de bateria, etc...
Até aí, tudo bem... todos receberam a mesma quantia!
Entretanto, a qualidade dos desfiles entre uma escola e outra não foi lá essas coisas. É até difícil fazer uma comparação justa, já que algumas escolas reaproveitaram fantasias usadas no Sambão do Povo e outras reutilizaram material de anos anteriores. Novamente presenciamos alas inteiras de escolas de samba da Grande Vitória desfilando em Guarapari.
Alguns diretores alegam que a verba da prefeitura é pouca, mas algo precisa ser feito para que uma mudança substancial ocorra no Carnaval de Guarapari. As agremiações não devem esperar somente o dinheiro da Prefeitura, mas precisam idealizar um plano para levantar recursos ao longo do ano. O planejamento já deve iniciar na quarta-feira de cinzas!
O enredo, as estratégias para obter recursos, os diretores e ritmistas precisam ser definidos já no primeiro mês logo após o Carnaval. Mas, o que ocorre normalmente em nossa cidade, as agremiações deixam praticamente tudo para os quatro meses que antecedem a Folia. Aí começa a correria para ensaios, busca de melhores preços para a compra de plumas, tecidos e pedras, contratação de intérpretes, ritmistas, criação de samba de enredo...
Tudo na última hora! Uma pena...
Corre boatos de que no ano que vem Guarapari vai ganhar mais duas escolas de samba... E o dinheiro, que já foi pouco em 2017, será menor ainda em 2018.
Corre pelo mundo do samba guarapariense a notícia de que os desfiles serão transferidos para a nova Avenida Pedro Ramos, próximo à ponte.
Então, será preciso melhorar a qualidade do próximo carnaval... A pista é mais ampla, não tem fios de energia atravessando de um lado ao outro da rua, há espaço para alegorias mais bem elaboradas, instalação de arquibancadas...
Precisamos reestruturar também a LIGESBC (Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos).
É preciso também instituir uma premiação para a melhor agremiação, com direito a jurados que entendam do negócio, escolhendo a melhor bateria, melhor enredo, melhor samba, etc...
Enfim, se houver organização, Guarapari poderá ter uma carnaval melhor em 2018...

Um comentário:

  1. Parabéns fico super feliz com isso estaremos aí com toda certeza prestigiando sempre esse Carnaval familiar e gostoso, Boa sorte à todos!!!

    ResponderExcluir

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.