Em meados de 1978, através de uma brincadeira de um grupo de amigos, surgiu o Papadéfu´s. Inicialmente, tratava-se de um grupo de amigos que se reuniam aos domingos para jogarem futebol de areia na Praia do Morro. Por existirem dois integrantes que participavam de todos os velórios e enterros da cidade veio o nome Papadéfu´s, da expressão popular “papa defuntos”. Este nome foi dado inicialmente ao time de futebol de areia, que também jogava futebol de campo e salão. Como time de futebol de areia, foram campeões por 4 anos consecutivos em campeonatos municipais. Posteriormente o time transformou-se em um grupo de amigos e familiares que se reuniam para pular e brincar carnaval.
Em 1999, em época de carnaval, o grupo de amigos decidiu sair às ruas dos bairros Praia do Morro e Muquiçaba e decidiram chamar o Bloco carnavalesco também de Papadéfu´s. Deste modo, o grupo foi participando dos carnavais tendo seus materiais emprestados ou doados pelos próprios participantes ou amigos. Tudo sempre muito precário. Montava-se uma improvisada aparelhagem de sonorização que seguia em cima de uma charrete alugada e puxada por um pônei. Assim seguia o Papadéfu´s, que por onde passava ganhava novos foliões e simpatizantes. O bloco reunia famílias inteiras, uniformizados ou fantasiados, reuniam crianças, amigos e muitos turistas durante os 3 dias de carnaval.
Em 2005, o desfile do Papadéfu´s passou a fazer parte do Calendário do Carnaval de Guarapari. No desfile realizado na Av. Joaquim da Silva Lima, na terça-feira de carnaval, o bloco foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba e foi cantado o hino do Papadéfu´s. Já em 2007, os ensaios passaram a ser realizados toda semana com a participação da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba. Isso proporcionou um grande crescimento para o bloco, que levou nesse ano 700 foliões para a avenida. Foram dois dias de desfile. No primeiro dia houve a participação da Banda Lira de Ouro e DJ e o desfile foi realizado na Av. Beira Mar na Praia do Morro. No segundo dia o bloco desfilou no Centro da cidade, na Av. Joaquim da Silva Lima com uma passagem cheia de animação e muita folia. A festa de encerramento foi realizada no Tonteria Bar e Botequim com a participação de um grupo de pagode e DJs.
O Carnaval de 2008 entrou para a história do Bloco Papadéfu´s com grandes eventos antecedendo o Carnaval do mesmo ano. Realizamos também, na Pedreira Adventures Park, o evento “Ressaca”, onde contamos com grandes atrações, entre elas a Bateria da Unidos de Jucutuquara, bi-campeã do Carnaval Capixaba. Superando todas as expectativas, em 2009, mais de 1500 foliões, em cada dia de desfile, se encantaram com a alegria do bloco e até as crianças se divertiram com o Bloco Papinha, exclusivo para os pequenos.
Em 2010, o pré-Carnaval lotou o Boteco, em nova Guarapari, levando a bateria “Mariscada” para agitar a galera presente. Além do Boteco, a bateria “Mariscada” agitou tudo nos desfiles do Centro e da Praia do Morro, levando todos os foliões e turistas presentes a cantar o hino do bloco. Cerca de 3.000 foliões brincaram com o Bloco Papadéfu’s nos dias de desfile.
2011 foi marcado pela entrada do Bloco Papadéfu’s nas mídias sociais, como seu canal no Youtube e Twitter, mostrando que além de ser o melhor e maior Bloco na avenida, o Papadéfu’s também faz parte e está preparado para a nova geração de foliões que, também, vem da internet.
Já em 2012, todos os recordes foram quebrados. O Bloco Papadéfu’s, em seu desfile na Praia do Morro, fez cerca de 7 (sete) mil pessoas (contando com a “pipoca”) pularem e brincarem o Carnaval na orla. Já o desfile do Centro, mais de 2000 (dois mil) foliões acompanharam a bateria “Mocidade Samba Show”, com muita alegria e segurança. As crianças também tiveram vez e, com seus pais, somaram mais de 6000 (seis mil) foliões pularam no Bloco Papinha. Além deste sucesso todo, os eventos realizados antes e depois como o Coquetel de Lançamento, Pré-Carnaval e Ressaca com Choppada, foram o diferencial deste ano épico na história do Bloco que é do Balacobaco!
Eis a famosa composição de Jorginho Carvoeiro, o Hino do Papadéfus:
PAPADÉFU´S É DO BALACOBACO
Quem é Papadéfu´s
Não chora atoa
Chora quando o defunto
Deixa uma mulher boa
Chora quando o defunto
Deixa uma mulher boa
Chora, chora
Até parece chuva
Chora pra consolar
E conquistar a viúva (2x)
Papadéfu´s é do balacobaco
Quando você morrer
Papadéfu´s vai chorar no seu buraco (2x)
Autoria: Jorginho Carvoeiro
Texto extraído do Site do Bloco Papadéfus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.