Páginas

28 de dezembro de 2012

O Samba Sem Fronteiras do Grupo Sambô

Recentemente ouvi um comentário a respeito do Grupo Sambô e fiquei intrigado com a expressão usada pela pessoa que conversava comigo. Durante a exibição do DVD ao Vivo do Grupo, ouvi o seguinte: "Eles tocam um samba de branco".
Ora, o comentário me fez pensar e então pesquisei mais a fundo sobre o Grupo que está revolucionando a música brasileira ao realizar a união do samba com o rock, o chamado samba-rock.
Após ouvir as músicas e investigar a autoria de cada faixa do DVD e das outras músicas interpretadas pelo grupo, entendi que o estilo do Sambô pode ser classificado como samba eclético, já que a moçada toca e canta músicas que vão desde Gilberto Gil a Janes Joplin, passando por Benito Di Paula,  Sylvio da Silva, Djavan, U2 e Originais do Samba. Isto sem falar nas músicas que ficaram consagradas nas vozes de diversos sambistas tais como Alcione, Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor. Uma mistureba que deu certo, diga-se de passagem!
O grupo de Ribeirão Preto (SP) surgiu de uma grande "vontade de se divertir" - conforme revela o Site do Grupo - e resultou numa mistura agradável a vários gostos.
Quem não gosta de Sunday, Bloody Sunday, do famoso grupo U2? Quem não se emociona com Retalhos de Cetim, o samba que ficou imortalizado na saudosa voz de Benito Di Paula? E quem não atende ao apelos de Alcione quando ouve Não Deixe o Samba Morrer?

O Sambô não apenas reinventa ou reinterpreta músicas já famosas, mas também nos presenteia com canções deles mesmos como o animado samba Deixa ou o melodioso Minha Vida, ambos de Ricardo Gama, tecladista do grupo. E, remodelando sambas e rocks conforme seu estilo empolgante, os rapazes do Sambô não encontram dificuldade para regravar músicas consagradas e ultrapassar os limites do preconceito. Parafraseando Dorival Caymmi, podemos dizer que "quem não gosta de samba-rock bom sujeito não é".
Sem desmerecer os demais, é claro, cabe aqui um destaque ao vocalista Daniel San, que mesmo tendo voz de rockeiro, dá conta do recado e dá um show de samba e paticumbum no pandeiro. O grupo é composto também por Sudu Lisi, na bateria; Ricardo Gama, no teclado; meu xará Julio Fejuca, no cavaquinho, guitarra e banjo; Max Leandro, no surdo e rebolo, e Zé da Paz, no pandeiro.
Quem ainda não teve o prazer de ver a apresentação do Grupo Sambô vai poder se esbaldar no dia 12 de janeiro, no ano que vem, pois os rapazes estarão na Pedreira Adventure.
Visite a página do Grupo Sambô e confira agenda, fotos e música de bom gosto.

26 de dezembro de 2012

Samba, Suor e Solidariedade

Na quentíssima tarde de sábado (22/12) fomos prestigiar o Show de Rogerinho do Cavaco e Banda na Boite Bakoka's em homenagem ao vascaíno Rogério "Pai". Tudo perfeito: desde o repertório de sambas até os pratos que foram servidos. Aliás, a dobradinha estava divina!
Em clima de total descontração e cercado de amigos pra lá de animados, Rogério Pai comemorou o seu 50º aniversário de uma forma emocionante. Vários sambistas capixabas, diversos fãs de Rogerinho do Cavaco, amigos íntimos da família e músicos experientes da cidade estiveram presentes no salão do Bakoka's para festejarem o "Dia do Rogerão".
Assim que chegamos fomos recebidos pelo simpático aniversariante que nos deu um caloroso abraço e apresentou-nos a farta mesa de pratos típicos de uma roda de samba: costela ensopada, dobradinha, feijoada, péla-égua, galinha à cabidela e, pra balancear, salada de batatas. Comida preparada pela mãe e pela vó de Rogerinho.
Rogerinho era só alegria! Tocando o seu inseparável cavaquinho, o cantor, compositor e instrumentista exibia o característico sorriso e convidava os demais sambistas presentes para uma "canja" ao microfone. Não faltou também a canja do padre Márcio, que deu o ar de sua graça após o trabalho missionário no interior da cidade.
A surpresa da festa, contudo, e que nos deixou bastante emocionados, foi o bingo de uma garrafa de wisky em favor de PC do Cavaco, instrumentista conhecido na cidade, que assustou a todos os amigos quando sofreu um AVC e foi levado às pressas para o hospital. A iniciativa teve o objetivo de providenciar uma ajuda de custo imediata ao cavaquinista, já que atualmente está pagando a fisioterapia e um evento maior iria demandar muito tempo para angariar fundos.
Muitos sambas após, deixamos o Bakoka's com a alma lavada e com a certeza de termos feito a boa ação do dia.
Parabéns aos organizadores pelo maravilhoso evento e muitas felicidades ao Rogerão pelo aniversário!






24 de dezembro de 2012

Imperatriz Entrega Sinopse a Compositores

Sob o título "A Imperatriz é Rock", a sinopse da mais nova escola de samba de Guarapari, a Imperatriz do Samba, resume a história do ritmo de origem afro-americana desde o seu surgimento na década de 50 até os dias de hoje, com o atual Rock metal.
Em reunião realizada na academia de danças Equilibrium de Danças, no bairro Sol Nascente, o carnavalesco Simão Pedro apresentou o enredo e fez um resumo do que a agremiação pretende levar para a Avenida Joaquim da Silva Lima.
Segundo Simão, a Imperatriz vai abordar o nascimento do Rock a partir de sua consolidação na voz de Elvis Presley, a quem é atribuída a origem do ritmo que é conhecido hoje em todo o mundo. Há quem diga que o rock surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final da década de 1940. A revista Rolling Stones, em 2004, afirmou que o primeiro registro do rock foi a gravação do single "That's All Right (Mama)", de Elvis Presley, em  1954. A década de 50 marcou o crescimento da popularidade da guitarra elétrica.
A Imperatriz irá abordar também a história do rock no cenário musical brasileiro, passando pelo twist (ritmo de dança ligado ao rock) e pela Jovem Guarda. Simão Pedro explicou que a expressão "jovem guarda" é uma espécie de contraposição a "velha guarda", utilizada pelo mundo do samba. O carnavalesco disse ainda que, pelo fato de o rock ter surgido nas garagens dos americanos, recheadas de ferramentas automobilísticas, influenciou as vestimentas atuais cheias de tachas, parafusos e correntes.
A escola pretende também levar motociclistas metaleiros para o desfile, já que essa "tribo" normalmente adota o rock como ritmo de preferência.
Confira abaixo a Sinopse:









"A Imperatriz é Rock"

"Nasci da mistura do cantro triste e melancólico de escravos vindos da África com o lamento dos camponeses do sul dos Estados Unidos.
Mesmo em um ambiente de tristeza e sofrimento, foi usada para meu batismo uma expressão da moda alegre e simples: "deitar e rolar".
Quando me juntei a equipamentos elétricos, tornei meu cantar mais alto, conquistando a todos que escutavam.
Muitos me cantavam, mas um garoto de Menphis, com sua voz e seu jeito de dançar, se tornou o rei.
Atravessei o Atlântico, cheguei ao Velho Mundo, quatro jovens cantavam como ninguém os meus encantos em shows em estádios lotados.
Mas, nem sempre houve só alegria, as guerras através do mundo criavam uma forte tensão. Chega de festas e de danças, resolvi mudar a direção, e, com um grito, pedi ao mundo paz e amor. Cabelos compridos, roupas coloridas e com o "poder das flores" esperava a Era de Aquário.
No Brasil estive em boa companhia. A Jovem Guarda era uma febre, me levando para as rádios, TVs e festivais. Era Mutante, mutável, me adaptava de acordo com os ideais.
Por onde andava me batizavam novamente, como um trem chegando a uma nova estação. Bastava uma nota, um compasso ou uma nova canção.
De várias maneiras me apresentavam, uma em especial me chamou a atenção. Não sei onde, nem quando, mas essas palavras me dão a certeza de que nada mudou.
Senhoras e senhores, tenho o prazer de me apresentar:
Eu sou o bom e velho Rock And Roll."


19 de dezembro de 2012

Imperatriz do Samba se Prepara Para Definir Samba Enredo


A Escola Imperatriz do Samba está prestes a definir o Samba de Enredo para o Carnaval do ano que vem. Nesta quinta-feira, dia 20, a agremiação irá se reunir com compositores para apresentar oficialmente o enredo já definido e que irá desenvolver no Carnaval de 2013. A escola vai abordar o mundo do Rock.
A reunião para apresentação do Enredo será na Academia Equilibrium de Danças, atrás da Faculdade Pitágoras, às 19 horas.
O sambista Virgilio Freitas, que em 2012 assinou a bateria da Imperatriz no Carnaval da Cidade Saúde, convida a todos os compositores de samba interessados para comparecerem à reunião.
Até lá!

13 de dezembro de 2012

Siribeira Clube se Transforma no "Sambódromo" de Guarapari

A grande festa "Viva o Samba" promovida pela Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC) em parceria com a escola de samba Mocidade Alegre de Olaria transformou as dependências do Siribeira Iate Clube na passarela do samba de Guarapari no último dia 09 de dezembro.
A festa, que teve como atrativo a "galinhada" preparada pelos integrantes da Escola de Samba, começou ao som do sambista Rogerinho do Cavaco e sua banda. Logo depois foi a "pré-estréia" do Samba Zone, grupo que promete agitar o verão de Guarapari com um repertório seleto e variado, batizado pelos nove integrantes de "mistura requintada de ritmos".
Almir Gonçalves, atual presidente da LIGESBC, homenageou as agremiações que fazem o Carnaval de Guarapari, Blocos e Escolas de Samba, entregando aos seus representantes o Certificado de Honra pelo Dia Nacional do Samba, cuja data maior foi no dia 02 de dezembro. A falta de alguns representantes, apesar de terem sido convidados antecipadamente pela Liga, não tirou o brilho da cerimônia de entrega dos certificados.
Alguns homenageados aproveitaram o momento para externarem seus anseios e desejos em relação ao Carnaval de 2013 e fizeram um desabafo reclamando uma participação maior das autoridades na Folia da Cidade Saúde.
O ponto alto da festa Viva o Samba foi a entrega da faixa de Rainha da Bateria da Mocidade Alegre de Olaria à linda Katiani  Oliveira, farmacêutica de 24 anos que mostrou, sob os repiques da bateria Mocidade Samba Show, ter samba no pé e ginga para representar a Escola de Samba nos shows e eventos carnavalescos da temporada. 
Dizendo-se "comprometida" e em um "relacionamento sério" com Lennon Monjardim, presidente do Bloco Papadéfus (confira sua página no Facebook), Katiani esbanjou simpatia  diante dos foliões que estavam no Siribeira.
Merece também destaque a não menos simpática Carol Bertocchi que, num belo gesto de simplicidade e reverência, passou a faixa de "rainha" para Katiani. Logo depois, as duas sambaram juntas.
Por fim, a Mocidade Alegre de Olaria apresentou os protótipos das fantasias que a agremiação irá levar para a Avenida Joaquim da Silva Lima em fevereiro do próximo ano, sob a assinatura do atual carnavalesco Edson Junior.



Confira mais fotos deste evento na fan page do Batuque na Praia no Facebook.

6 de dezembro de 2012

Prefeitura de Guarapari Divulga Programação do Reveillon

No Reveillon de 2013 o sambista Rogerinho do Cavaco e a cantora de axé  Fernanda Pádua irão animar a festa da Virada do Ano.

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, pretende repetir o sucesso do reveillon passado, quando montou um trio elétrico na areia da Praia do Morro, próximo à pedra do Marlin Azul. No ano passado, cerca de 300 mil pessoas vibraram sob os 20 minutos de explosão de fogos de artifício e brindaram ao som do sambista guarapariense. Desta vez, a festa terá a participação da também animada cantora Fernanda Pádua.
Nascida e crescida em Linhares, a cantora iniciou sua carreira como grandes outros cantores: cantando em bares e se apresentando em encontros de família.
A paixão pela música surgiu logo cedo, quando ganhou de presente do seu pai um Videokê e de lá em diante foi só continuar se dedicando na carreira.
A cantora que já faz parte do seleto grupo de cantores capixabas gravou o seu 1º CD na Bahia e está fazendo show por todo o brasil divulgando o seu talento.
A exemplo do que aconteceu no ano passado, Rogerinho do Cavaco irá abrir o show às 21 horas e Fernanda às 23 horas.

Fontes:
Prefeitura Municipal de Guarapari
Gazeta AM

5 de dezembro de 2012

Grupo Sambazone Surge Com Promessa de Requinte!


Quando Virgilinho me convidou para comparecer à sessão de fotos do novo grupo de pagode que surge em Guarapari, fiquei completamente feliz!
O primeiro motivo foi que a notícia traz um grande salto para o Samba guarapariense, pois assim percebemos que o ritmo musical genuinamente brasileiro está ganhando espaço na Cidade Saúde.
O segundo motivo e que me deixou também muito contente é a composição do Sambazone (pode deixar que na entrevista que terei com os integrantes do grupo, buscarei uma explicação sobre o nome escolhido): os pagodeiros já são figurinhas carimbadas das rodas e shows de samba de Guarapari. A moçada já conhece os meninos. O carismático Rodolfo João e o "baby face" Ricardo Matos fazem parte da trupe, além dos outros, é claro
Com a promessa de oferecer à população "uma mistura requintada de ritmos", conforme sua fan page no Facebook, o grupo Sambazone começa a temporada de shows em alto estilo: a galera vai dar o ar de sua graça na Festa promovida pela Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC) em parceria com a Mocidade Alegre de Olaria, Viva o Samba, e que vai acontecer no Siribeira Clube, no próximo dia 09/12.
Em breve, trarei aos apaixonados do samba, uma entrevista exclusiva com o mais novo Grupo de Samba e Pagode de Guarapari.
Guarde esse nome: SAMBAZONE!

Curta sua fan page no Facebook: Grupo Sambazone.

4 de dezembro de 2012

Dia Nacional do Samba Teve 12 Horas de Programação em Vitória


O Dia Nacional do Samba, comemorado neste domingo (2), foi celebrado em alto estilo em Vitória. A Estação Porto, no Centro da capital, recebeu o projeto Dose de Samba, com 12 horas de programação, que foi do pagode ao partido alto. O evento aconteceu a partir das 11h e teve entrada franca. A programação começou com o Clube do Vinil tocando grandes nomes do samba brasileiro. A festa seguiu com Cecitônio Coelho e convidados, Velha Guarda do Samba Capixaba, show Maria Maria – As Damas do Samba e a escola de samba Boa Vista. 
O músico e compositor Cecitônio Coelho se apresentou com mais nove convidados. O repertório abrangeu músicas que ganharam a interpretação de Roberto Silva, carioca considerado o príncipe do samba, falecido em setembro deste ano. Alguns dos nomes que marcaram presença: Emerson Xumbrega, Kleber Simpatia, Edson Papo Furado, Ricardinho Oliveira, Pedrinho Nó na Madeira, Rogerinho do Cavaco e Tonico do Cavaco. 
A Velha Guarda do Samba Capixaba levou músicas de Cartola em seu repertório e apresentou a Velha Guarda da São Torquato. O grupo existe há mais de uma década e é composto por Tião Batera (bateria), Nelson Gonçalves (violão de 7 cordas), Serginho (cavaco), Edinho (pandeiro e percussão), Jairo Liberdade (surdo e voz), Wallace (flauta), Alvimar Guimarães (voz) e Lajota (voz). 
Logo após, com direção geral de Simône Devens e direção musical e arranjos de Paulo Sodré, o espetáculo “Maria Maria” apresentou uma edição especial reunindo Damas do Samba – Uma homenagem a Roberto Silva, o Príncipe do Samba. Participaram 12 cantoras: Cyara Santos, Dennise Pontes, Dorkas Nunes, Gardênia Marques, Idalina Dornellas, Juana Zanchetta, Jully Victória, Márcia Chagas, Michele Maltovão, Simône Devens, Teresa Cristina e Vera da Matta interpretando sambas de compositores capixabas e canções que ficaram marcadas por Roberto Silva. 
Para encerrar a maratona, a música ficou por conta da atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independentes de Boa Vista, que levou sua bateria e passista para a Estação Porto. Além de sambas antológicos, a escola apresentou seu hino para a folia de 2013, "Diáspora Africana - O Grito de Liberdade de Uma Raça".
Fonte do Texto e Imagem: G1 ES

Bloco de Kubistchek Comemora o Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba não passou em branco na Cidade Saúde. O Bloco Carnavalesco Quem Não Sabe Brincar, Não Brinca promoveu uma grande festa com feijoada e show de passista no Cantinho do Jorge, em Kubistchek.
Além da presença de várias pessoas ligadas ao samba guarapariense, compareceram também ao evento o presidente da Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Almir Gonçalves e o famoso intérprete da Escola de Samba capixaba Pega no Samba Danilo Cezar que, com seu vozeirão, deu um toque especial à festa promovida por Biro Biro, vice-presidente do Bloco "Quem Não Sabe Brincar...".
Ao lado de Danilo Cezar, a passista da Pega no Samba mostrou o que é ter samba no pé. Com uma beleza escultural e simpatia de dar inveja, a bela morena representou muito bem as mulatas brasileiras com seu gingado.
Biro Biro, vice-presidente do Bloco, era só alegria! E a feijoada, diga-se de passagem, estava de dar água na boca.
A feijoada do Quem Não Sabe Brincar... foi apenas uma prévia do que o Bloco pretende realizar no verão de 2013.