Páginas

29 de setembro de 2013

Escolas de Samba de Vitória dão Show no Saldanha da Gama

As cinco escolas de samba do Grupo A, do Carnaval Capixaba, gravaram no último domingo (29/09) o coro para o CD do Carnaval Capixaba no ginásio do Clube de Regatas Saldanha da Gama.
Apesar das condições precárias e do completo abandono em que se encontra o ginásio - palco de vários eventos capixabas no passado - as comunidades que lá estiveram presentes abrilhantaram o esforço da LIESES (Liga Espiritossantense das Escolas de Samba) em oferecer um trabalho de primeira qualidade na coletânea de sambas das agremiações.
Várias figuras conhecidas do samba capixaba deram o ar de sua graça, além do conterrâneo Rogerinho do Cavaco que lançou o terceiro CD de sua carreira "Geral Gostou". Já o simpático Kleber Simpatia anunciou, em conversa informal, que pretende lançar CD ainda este ano. É esperar pra ver!
Empolgadas e emocionadas, as comunidades vibraram e engrandeceram o evento que, diga-se de passagem, transcorreu em total clima de harmonia e descontração.
Danilo Cezar (Pega no Samba) e Emerson Xumbrega (Boa Vista) incentivavam suas agremiações mostrando completo entrosamento com os inúmeros cantores anônimos que integravam os coros das escolas de samba.
Classificado como "um dos melhores sambas-enredo dos últimos tempos", o samba da Gres Pega no Samba levantou a arquibancada e emocionou até mesmo os técnicos que gravavam a performance do coro. A composição de Roberth Melodia, Wagner Mariano e Alcino Junior trará a proposta do enredo da Pega que tem como tema principal os 50 anos do Beatles e a história do Rock'in Roll.
Os sambas da Jucutuquara e da Boa Vista, entretanto, não deixaram nada a desejar em relação ao da Pega no Samba e fez suas comunidades deixarem o ginásio com bastante empolgação. A Unidos de Jucutuquara apresentará o enredo "Oh! Bahia Ó", e contará as lendas e mitos da Bahia, bem como costumes e tradições de influência negra. O samba da Jucutuquara é de autoria de Tuninho Azevedo, Neyzinho do Cavaco, Jean Brito, Junior Oliveira, Beto Azevedo e Tárcio Rodrigues.
A Boa Vista, escola de Cariacica,  trouxe no samba de Sidney Mingal, Bid do Cavaco, Emerson Xumbrega e Chanel Rigolon, o refrão que promete contagiar todo o Sambão do Povo "Quem é que espalha o perfume na ar: sou eu!".
A MUG, atual campeã do Carnaval Capixaba traz no samba de Diego Nicolau e Claudinho Vagareza, a milenar história dos tapetes até chegar à tradicional festa de Corpus Christ de Castelo, quando toda a cidade enfeita as ruas para a procissão católica. O samba da MUG não é tão empolgante quanto os dos anos anteriores, mas tem no refrão "Voar, voar, subir aos céus... Lá vou eu!" a promessa de arrebatamento da platéia no dia do desfile.
A Piedade trará a tradição nordestina, Luiz Gonzaga, Lampião e as festas juninas para o sambódromo capixaba, e, apesar da animação do coral, o samba apresentado não encantou os foliões que foram prestigiar o evento da LIESES.

26 de setembro de 2013

Gravação do Coral das Escolas de Samba Capixabas Será Aberta ao Público

O coro do CD de Sambas Enredo do Carnaval Capixaba de 2014 será gravado no próximo sábado, dia 28 de setembro, no Clube Saldanha da Gama em Vitória. Esse ano, a grande novidade é a participação ao vivo de um coral de vozes formado pelas comunidades das agremiações. A gravação terá início às 13h e será aberta ao público.
A ordem de gravação será: Unidos da Piedade, Pega no Samba, Unidos de Jucutuquara, Independente de Boa Vista e Mocidade Unida da Glória, adiantou o presidente da LIESES (Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba), Rogério Sarmento. Durante o evento haverá também o show de lançamento do novo CD do Rogerinho do Cavaco. Venha participar dessa grande festa e ajudar sua escola de samba cantando com toda empolgação e amor o hino oficial de sua agremiação.
O Produtor Musical Marlon Stefanini será o responsável, juntamente com o Diretor Musical da LIESES Edmilson Gomes, da organização e produção desse belo evento. Todos estão convidados! As escolas de samba do Grupo B terão gravação convencional, sem participação do coral ao vivo. A previsão de lançamento do CD de sambas-enredo capixabas 2014 é para o início de dezembro.
GRAVAÇÃO DO CORAL AO VIVO DO CD CAPIXABA DE 2014 SERÁ ABERTA AO PÚBLICO
Dia: 28/09 sábado
Local: Quadra do Clube Saldanha da Gama
Horário: 13h
Entrada Franca
Atrações
* Gravação do Coro ao Vivo das 5 Escolas do Grupo A,
* Show de Rogerinho do Cavaco,
* e muito mais.

22 de setembro de 2013

Imperatriz Vai Contar a História do Quilombo de Iguape


A Imperatriz do Samba, agremiação liderada por Luiz Paulo da Rocha Junior e pelo Carnavalesco Simão Pedro vai homenagear a comunidade quilombola de Alto Iguape. Através das redes sociais, a Escola abriu a concorrência de Sambas de Enredo e disponibilizou a sinopse para 2014.
Aos compositores que desejam concorrer ao samba da Escola "Imperatriz do Samba" para o Carnaval 2014 o Blog Batuque na Praia está disponibilizando a sinopse.
O samba gravado (voz e cavaco) juntamente com a letra devem ser entregues até o dia 18/10/13 (sexta-feira) através do Facebook (Virgílio Freitas) ou na Academia de Dança Equilibrium (atrás da Faculdade Pitágoras).

Foto: Alex Gouveia

Confira a sinopse:

Em 1818, o Príncipe Maximiliano de Neuwied, renomado naturalista austríaco, foi contratado pela coroa portuguesa para visitar e descrever as características do Brasil. A partir dessa visita, o Príncipe Maximiliano escreveu um livro intitulado “Viagem ao Brasil”, onde relata que na Região de Guarapari existiu durante 50 anos um grupo de negros oriundos de duas fazendas. A primeira se chamava Engenho Velho, que reunia um total de 295 escravos e, segundo alguns ofícios históricos, a de maior valor. A segunda era a fazenda Campos, que tinha 417 escravos, ambas pertencentes ao padre Antônio Siqueira de Quental.
Logo após a sua morte, outro padre que passou por Guarapari, informou aos herdeiros de Portugal o estado de ruína em que se encontravam as fazendas, e que, em troca das terras ele cuidaria das fazendas e dos escravos. Mas, os líderes dos escravos se revoltaram e o mataram enquanto dormia.
Os escravos da fazenda Engenho Velho também se libertaram e fugiram pra mata. Lá, viviam livres sem trabalhar muito, caçavam e mantinham uma organização social bem estruturada. Maximiliano ainda escreve que os negros da região, recebiam os forasteiros de maneira amigável e mantinham boa convivência com os habitantes da Vila de Guarapari, mesmo não sendo livres, nesse particular, eram muito diferentes dos negros fugidos de Minas Gerais e outros lugares. A partir dessa diferença com os Quilombos, Maximiliano compara essa organização como uma república.
A comunidade do Alto Iguape, através do Sr. Reginaldo Lucas Lourinho, líder comunitário e do trabalho de pesquisa do Sr. José Amaral, historiador, está realizando um sonho, o sonho de ver a história de suas raízes contada, e registrada.   
No dia 16 de maio de 2012, três dias após o aniversário da abolição da escravatura, foi concedido à comunidade do Alto Iguape, a Certidão de Auto definição de Remanescente de Quilombo pelo Ministério da Cultura.
A Fundação Cultural Palmares, deu como verídica a história acima contada.
Os remanescentes do Alto Iguape, não querem parar por aí, querem mostrar para o mundo a sua natureza exuberante, resgatar sua cultura fragilizada com o êxodo de seus moradores para as cidades, criar uma comunidade forte e sustentável através de uma nova visão de futuro, para isso, faz-se necessário, criar oportunidades e divulgar ações já existentes.
O nome IGUAPE vem do tupi-guarani e significa lugar com grande volume d'água, entre outros significados, o que torna o Alto Iguape um local de grande potencial para uma estação de ecoturismo, a sua altitude permite a instalação de uma rampa para a prática do parapente e saltos com asa delta, além de possuir várias trilhas com fauna e flora pertencentes à Mata Atlântica.
Anualmente acontece a caminhada do Alto Iguape já na sua décima edição. Essa caminhada é feita entre os meses de julho a agosto, e é realizada por cerca de 350 pessoas.
A Imperatriz do Samba tem a honra de junto com a Associação do Alto Iguape, trazer à tona essa maravilha histórica transformada em enredo para o carnaval de 2014. Mas, muitas surpresas vêm por aí!
A nossa escola conta a História e reinventa o Alto Iguape, divulga suas belezas e torna tudo sustentável, com o objetivo de fazer com que a população de Guarapari conheça essa parte da história do município e tenha orgulho de ser uma cidade que tem remanescentes quilombolas, não simples descendentes de Quilombos, mas descendentes da única República negra da história do Brasil.

ELABORAÇÃO:
LUIZ PAULO DA ROCHA JUNIOR
SIMÃO PEDRO PINHEIRO GONÇALVES
ÂNGELA MARIA DA ROCHA

Rogerinho do Cavaco Lança Seu 3° CD

Geral Gostou
Este é o título do novo CD de Rogerinho do Cavaco.
Com 14 faixas mesclando composições próprias e de outros autores o disco do sambista foi gravado no Rio de Janeiro e tem a produção de Milton Manhães, responsável pelo lançamento de artistas como Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão entre outros.
Com um repertório de belos sambas o álbum apresenta também uma boa qualidade técnica e com a participação de profissionais como: Maestro Ivan Paulo, Márcio Hulk, Charles André, Binho Pique Novo e as participações especiais de Darcy Maravilha e Dayse do Banjo.
O show de lançamento acontece no sábado dia 28 de setembro no Clube de Regatas Saldanha da Gama em Vitória, o evento inicia às 13h com a gravação ao vivo do coral das comunidades das Escolas de Samba do Grupo A do carnaval de Vitória; após esta gravação, Rogerinho e seu grupo farão uma roda de samba executando clássicos do gênero e músicas do novo disco.
O evento tem entrada franca
Em Guarapari, cidade  natal  do sambista, o lançamento acontece no dia 04 de outubro (sexta-feira) às 23h no “Boteco”, casa de show´s localizada na Enseada Azul. Na ocasião o sambista irá receber ao palco o intérprete campeão de carnavais cariocas Paulinho Mocidade que também irá lançar no evento seu novo Cd: “Meu Negócio é Cantar Samba”.
Os interessados em adquirir o novo disco de Rogerinho do Cavaco podem entrar em contato com o cantor através do site www.rogerinhodocavaco.com.br


19 de setembro de 2013

LIESES Define Ordem de Desfiles Para o Carnaval Capixaba de 2014

Porta-Bandeira e Mestre-sala da MUGA Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) definiu, por meio de sorteio, a ordem dos desfiles das agremiações capixabas para o carnaval 2014. Segundo a Prefeitura de Vitória, cerca de 500 pessoas acompanharam o sorteio e a apresentação das escolas, realizados no Pavilhão de Carapina, na Serra, Grande Vitória.O carnaval de Vitória é o primeiro do país, realizado uma semana antes do oficial.
Na sexta-feira, 21 de fevereiro, quem abre o Grupo Especial B é a Unidos de Barreiros, às 22 horas. Em seguida, entram na avenida as escolas de samba Andaraí, Imperatriz do Forte, São Torquato e, finalizando a noite, a Novo Império. 
Pelo Grupo Especial A, no sábado, 22 de fevereiro, às 22 horas, quem abrirá o desfile no Sambão do Povo será a Unidos de Jucutuquara. Em seguida, virão a Piedade, a Boa Vista e a Pega no Samba. A última escola a entrar na passarela do samba será a Mocidade Unida da Glória (MUG), atual campeã do carnaval capixaba. A expectativa da Lieses é de que os desfilem atraiam pelo menos 40 mil pessoas.
Publicado originalmente por: Mariana Perim, do G1 ES, em 13/08/2013.
Foto: Marcos Salles, Prefeitura de Vitória