Páginas

23 de novembro de 2012

Mocidade Alegre de Olaria Homenageará Pessoas Ligadas ao Samba

Tarcísio Ribeiro,  presidente da Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria, disse no barracão da escola que a agremiação de Olaria dará uma grande festa no dia 02 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Samba.
Além da promessa de show de pagode com "galinhada", a Escola irá homenagear também figuras da cidade que, direta ou indiretamente, contribuíram para o enriquecimento do samba em Guarapari.

Origem do Dia do Samba

Muita gente não sabe, mas o 02 de dezembro é o dia em que se comemora o Dia Nacional do Samba. E, alguns que já ouviram falar nisso, até se perguntam... Mas, por quê? O que tem a ver o dia 02 com o Samba? Terá sido o dia em que se gravou o primeiro samba no país? Será o dia do nascimento de um grande sambista do cenário musical brasileiro? Terá sido o dia da fundação da primeira escola de samba, a Deixa Falar?
Errou quem imaginou qualquer dessas hipóteses!
Na verdade, o Dia do Samba partiu da iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele queria homenagear o compositor Ary Barroso por ocasião da primeira visita dele à Bahia, no dia 02 de dezembro. 

Anos mais tarde, em 1962, durante a realização do I Congresso Nacional do Samba, no Estado da Guanabara, o deputado estadual Frota Aguiar conseguiu aprovar um projeto de lei que tornou a comemoração um evento nacional. Desde 1972, a data é celebrada nas ruas das duas cidades.
A festa se espalhou pelo Brasil e acabou virando comemoração nacional.
Na Bahia, a comemoração já está em sua 41ª edição. Com um  longa agenda, o Dia do Samba na Bahia contará com várias atrações.

No Dia Nacional do Samba, no Rio, o Trem da Central do Brasil que parte com destino a Oswaldo Cruz fica repleto de pagodeiros. Cada vagão transporta um grupo de sambistas famosos ou não, que vai tocando e cantando até chegar ao bairro onde nasceu Paulo da Portela. O trem só pára na estação de Mangueira para a Velha Guarda da Verde-e-Rosa entrar, e segue em frente.
Em Oswaldo Cruz, todos desembarcam e várias rodas de samba vão se espalhando pelas ruas até tomar conta de todo o bairro. A festa só termina ao amanhecer.

Samba Capixaba

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, a capital capixaba recebeu no ano passado uma programação especial. Nas atividades, foram incluídas apresentações em linhas de ônibus de Vitória, roda de samba na Ilha das Caieiras e atrações no Mercado São Sebastião.
O sambista de Guarapari, Rogerinho do Cavaco, participou ativamente das comemorações tocando e cantando nos ônibus da capital. Toda a programação foi gratuita.
Ao que tudo indica, este ano não será diferente.

Fontes:
Blog Mocidade Alegre de Olaria
Site Hora do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.