Depois desses dias de muito som, batucadas e bebedeiras infindáveis, vale a pena fazer um pequeno balanço do que foi o Carnaval 2012 da nossa querida Guarapari.
O Carnaval de rua começou, infelizmente e "pra variar", com o pé esquerdo...
A tão sonhada verba da prefeitura só foi repassada aos blocos e escolas de samba na sexta-feira, véspera de Carnaval. E, isso porque a Diretoria da Mocidade Alegre de Olaria enfrentou corajosamente a tarefa de repassar o dinheiro para as agremiações e encarouas as futuras implicações que essa atitude traria para a Azul e Branco de Olaria.A decisão foi tomada na última hora, já que a LIGESBC ainda estava impossibilitada juridicamente de receber a subvenção da Prefeitura e o Carnaval de Guarapari precisava acontecer.
Depois disso foi um Deus nos acuda: teve presidente de bloco que entrou na Justiça pra receber a verba, já que o Bloco tinha sido vetado pela Liga! Teve bloco que não recebeu qualquer quantia, pois também estava impedido pela própria LIGESBC.
Mas, o sábado começou com o carnaval alegre e descontraído do Bloco das Misses, que foi parar inclusive na reportagem do Jornal A Gazeta!
No domingo, as Escolas de Samba deram o ar da graça e, como era de se esperar, apresentaram um desfile dentro do que permitiam os recursos financeiros e estrutura organizacional de cada uma, sem falar na infra-estrutura disponibilizada pela municipalidade para a realização do evento.A Juventude de Muquiçaba trouxe Camilo Cola para a Avenida embora muitos turistas sequer conhecessem aquele simpático senhor que acenava feliz para o público.
A Mocidade Alegre, de posse de um tema riquíssimo, fez o papel da LIGESBC e trouxe o Rei Momo em pessoa para o Carnaval de Guarapari.
Já a Imperatriz do Samba trouxe o intérprete Thiago Brito, da MUG, que deu um verdadeiro show de interpretação e empolgação. Os blocos, por sua vez, deixaram os foliões uniformizados, cada um com suas cores, e animaram os turistas e munícipes que compareceram à Joaquim da Silva Lima.
Mas, apesar de tudo isso, o Carnaval de Guarapari parece que definha a cada ano. Enquanto os eventos realizados na Praia do Morro levaram shows nacionais para um público diferente do povo que adora a folia de Momo, a festa que aconteceu no Centro apresentou claros sinais de improviso, pois faltaram banheiros químicos ao longo da Avenida; faltou espaço para as escolas desfilarem, já que o público invadiu a passarela; faltou iluminação adequada.
Mas, quem sabe no próximo ano?Quem sabe novamente os blocos e escolas de samba formarão uma nova aliança e, junto à prefeitura, apresentarão alguma inovação para o Carnaval de 2013?
Quem sabe a Prefeitura defina um novo local para a realização dos desfiles das agremiações, tais como o Kart In Door ou Praia do Riacho?
Quem sabe a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo promova alguns eventos na cidade para incrementar o nosso Carnaval, tais como a eleição da família momesca, concursos de marchinhas, oficinas de carnaval, premiação e troféu para a melhor escola ou melhor bloco...?
Quem sabe...?
É esperar pra ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.