Páginas

15 de fevereiro de 2012

Câmara Realiza Nova Votação Para Decidir o Carnaval de Guarapari

Enquanto o Carnaval de Vitória alcança maturidade e ganha projeção nacional a cada ano, em Guarapari, a Folia enfraquece na proporção inversa. Na terça-feira, dia 14, os vereadores de Guarapari realizaram a primeira sessão extraordinária de 2012 cuja pauta principal foi, mais uma vez, o repasse da verba destinada à realização do Carnaval da Cidade Saúde. Tal fato, há quatro dias para início da Folia de Momo, traz novamente a polêmica anual que gira em torno da Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.
Foi informado através das principais mídias da Cidade que a LIGESBC estava com todas as contas aprovadas e, portanto, desimpedida para promover os festejos de fevereiro. Entretanto, contrariando todas as expectativas dos seus afiliados e da própria população, verificou-se que tal informação não condizia com a realidade. A Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária logo pela manhã, reuniu seus parlamentares e estes, unanimemente, escolheram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria para ser a repassadora da tão desejada subvenção da Prefeitura.
Em entrevista à TV Guarapari, o vereador Sérgio Passos declarou que na semana anterior os vereadores ficaram sabendo que a LIGESBC não estava de fato com a documentação hábil para firmar o Convênio com a Prefeitura, ficando assim impossibilitada de receber e repassar a subvenção, e isso levou a Câmara a se reunir extraordinariamente para votar a favor do convênio com a Mocidade Alegre de Olaria.
O Vice-Presidente da LIGESBC Almir Gonçalves afirmou, contudo, que a verba será repassada para a Escola de Samba, mas que a responsabilidade pela realização do Carnaval junto à Secretaria Municipal de Turismo será da Liga.
Já o vereador Domingos Maciel disse que a Prefeitura deveria avaliar primeiramente as entidades envolvidas com o Carnaval antes de encaminhar qualquer lei destinando o recurso para esta ou aquela entidade.
Uma fonte fidedigna ligada às escolas de samba informou que dois grandes Blocos Carnavalescos foram expulsos da LIGESBC, ficando assim impossibilitados de desfilarem em 2012. Disse ainda que nesta quarta-feira, dia 15, o presidente de um desses blocos estaria impetrando uma ação contra a Prefeitura para impedir a realização do Carnaval da cidade.
Tristes, e profundamente envergonhados com tais acontecimentos, estamos publicando essa matéria e torcendo para que o Carnaval de Guarapari, outrora referência no Estado, não seja prejudicado.

Imagens: TV Guarapari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.