Páginas

29 de fevereiro de 2012

Paulo Balbino e Rivelino Teixeira Recebem Troféu Tamborim de Ouro

Mais uma vez o Carnaval Capixaba mostra que está prá lá de organizado e em visível ascensão. Waldir Ramos, organizador do evento de entrega do Troféu Tamborim de Ouro, está radiante e promete levar muitas novidades para a próxima premiação em 2013.
O Troféu Tamborim de Ouro foi entregue, em março, aos melhores de 2012, distribuídos em dezenove categorias e o nosso dileto Paulo Balbino foi agraciado com o troféu de Melhor Carnavalesco.
A Escola campeã do Carnaval Capixaba de 2012, Independentes de Boa Vista, recebeu quatro prêmios ao lado da Unidos da Piedade, escola assinada por Paulo Balbino. A Mocidade Unida da Glória, entretanto, foi a grande vencedora e recebeu cinco troféus.
A Unidos de Jucutuquara empatou com a Novo Império e São Torquato, recebendo três troféus.

Rivelino Teixeira, responsável pela Comissão de Frente da Mocidade Alegre de Olaria em 2012, foi o vencedor da São Torquato com o prêmio de Destaque Masculino.
A festa para entrega do Troféu Tamborim de Ouro acontceu na tarde do dia 11 de março, no Recreio dos Olhos, em Vitória.
Confira abaixo, a lista dos premiados.


Veja como ficou a classificação das Escolas de Samba do Carnaval Capixaba conforme concurso promovido pela LIESES e Prefeitura de Vitória:

Grupo de Acesso

1º - Tradição Serrana 88.8 pontos – sobe para o Grupo Especial.
2º - Rosas de Ouro 87.6 pontos


Grupo Especial

 

1º - Boa Vista 197.4 pontos - CAMPEÃ!
2º - MUG 195.8 pontos
3º - Piedade 193.5 pontos
4º - São Torquato 189.2 pontos
5º - Jucutuquara 188.8 pontos
6º - Novo Império 184.8 pontos
7º - Pega no Samba 183.8 pontos
8º - Imperatriz 178.1 pontos
9º - Andaraí 170 pontos
10º - Barreiros 168,7 - que desce para o Grupo de  Acesso.

28 de fevereiro de 2012

Lá Como Cá, a Regra é Sambar.

Depois dizem que eu falo demais... Não senhores, sou apenas uma menina observadora e que gosta de compartilhar (tipo facebook) as coisas que merecem ser transmitidas. Quando vi aquelas figuras descabeladas na comissão de frente da Pega no Samba, no Sambódromo capixaba, eu pensei: "acho que vi um gatinho".
Observem as fotinhas abaixo... Será que isso é uma ilusão de ótica ou essas figuras fantasmagóricas saíram da mesma placenta?


Veja os "Divos" do Carnaval de Guarapa Fitness City

Queridinhas (e queridinhos), também quero apresentar os meninos mais "chuchucos" do Carnaval 2012 da pacata e ensolarada Fitness City Guarapari.
Tirem suas próprias conclusões e vejam se eu não tinha razão em selecionar esses gostosões:

O Divo da Mocidade Alegre




O Divo da Imperatriz antes do desfile na passarela:





O Divo da Imperatriz já pronto para brilhar ao lado de sua Diva predileta:




Outro Divo da Imperatriz (Esse arrasa o couro dos tamborins!)




Cê Jura, né?





A Imperatriz Apresenta Suas Divas

Em 2012, a estreante Imperatriz do Samba incendiou realmente a Avenida com um elenco de Divas de tirar o fôlego. Confira:






Esse aí abaixo sucumbiu aos encantos da Rainha de Bateria:


24 de fevereiro de 2012

Quem Parte Leva Saudade de Alguém...

Ai, ai... Lá se vai mais um carnaval simplesinho da linda e pacata Fitness City Guarapari!
Lá se vão os mijões (e mijonas) que não têm onde depositar o fruto de suas necessidades!
Lá se vai a passarela mais badalada e mais cinza do carnaval do Estado!
Já estou com saudade das fantasias que encantaram o Sambão do Povo numa semana e voltaram meio encardidas na Marquês da Silva Lima, na semana seguinte.
Vou tentar tirar da minha cabecinha loira a imagem daquela kombi (?) amarela requebrando as cadeiras no desfile do imperador Camilo, mas vai ser difícil...
Morri de inveja das madeixas loiras (muito parecidas com as minhas) do Momo olariense. E quase peguei carona na gôndola de Veneza. Afinal, quem não quer um gondoleiro semi-nu?
Esperei também o fogaréu da Suicida de Perocão (ou será da Novata Rebelde do Adalberto?) queimar os foliões bêbados que insistiam em se esfregar na gente. Urgh, que noja!
Vou sentir muita falta também de um camarote na avenida só pra ver as bandinhas passarem... E vou me recordar durante muito tempo da figa que fiz pra ver se a dinheirama da prefeitura saísse a tempo. E num é que saiu? Parecia Enredo da escola de samba "Em Cima da Hora"!
Foi difícil encontrar alguma musa... Talvez tenha passado do outro lado da avenida.
Mas, eu vou procurar nos meus arquivos fotográficos e vou colocar nos próximos posts.

Cê Jura, né?

23 de fevereiro de 2012

A Gazeta Publica Matéria Sobre o Bloco das Misses

Elas Reinam em Guarapari

Lá no final da rua do Canal, beirando o mangue de Guarapari, tem uma casa que, durante o carnaval, só hospeda misses. Já são 42 anos de tradição, com "mulheres" bem vestidas, animadas, que adoram se divertir na folia. Só não gostam, muito, de se depilar. É só olhar para as pernas e axilas cabeludas e a barba, prestes a crescer, que desmascaram a fantasia.
É no Bloco das Misses que a folia de Guarapari começa. Só hoje, eles saem um pouco mais tarde, por volta das 19h30, no Centro da cidade. Antes deles, sai um bloco infantil, às 18 horas. E depois ainda tem mais três grupos, com o último saindo depois das 22 horas.
No casos das "misses", são, ao todo, 600 a 800 integrantes. E não apenas homens vestidos de mulheres. Mas também tem as namoradas e esposas que ainda pintam o rosto com barba e bigode e aproveitam o dia para curtirem o carnaval como homens.
Bloco das Misses - Editoria: Cidade - Foto: Edson Chagas
"Eu cresci aprendendo a viver o carnaval desse jeito. Desfilei, com o meu pai, pela primeira vez, aos três anos. É uma farra que não dá para deixar de lado", confessa o atual presidente do bloco, FelipeMagnago, 28 anos, que desfilou de coelhinha da playboy. Bem animada!
Na noite de ontem, quem também passou pelas ruas de Guarapari foi o Bloco da Cachorra Doida, formada por amigos e familiares de pessoas que vivem em Vitória, mas brindam a folia em Guarapari. "É animação na certa", frisou o presidente do grupo, Áureo Bassani, 51 anos.

Reportagem de Maurílio Mendonça
Fotos de Edson Chagas
Publicado no Jornal A Gazeta

Carnaval 2012 de Guarapari Chega ao Fim

E chega ao fim a Folia 2012 da Cidade Saúde!
Depois desses dias de muito som, batucadas e bebedeiras infindáveis, vale a pena fazer um pequeno balanço do que foi o Carnaval 2012 da nossa querida Guarapari.
O Carnaval de rua começou, infelizmente e "pra variar", com o pé esquerdo...
A tão sonhada verba da prefeitura só foi repassada aos blocos e escolas de samba na sexta-feira, véspera de Carnaval. E, isso porque a Diretoria da Mocidade Alegre de Olaria  enfrentou corajosamente a tarefa de repassar o dinheiro para as agremiações e encarouas as futuras implicações que essa atitude traria para a Azul e Branco de Olaria.
A decisão foi tomada na última hora, já que a LIGESBC ainda estava impossibilitada juridicamente de receber a subvenção da Prefeitura e o Carnaval de Guarapari precisava acontecer.
Depois disso foi um Deus nos acuda: teve presidente de bloco que entrou na Justiça pra receber a verba, já que o Bloco tinha sido vetado pela Liga! Teve bloco que não recebeu qualquer quantia, pois também estava impedido pela própria LIGESBC.
Mas, o sábado começou com o carnaval alegre e descontraído do Bloco das Misses, que foi parar inclusive na reportagem do Jornal A Gazeta!
No domingo, as Escolas de Samba deram o ar da graça e, como era de se esperar, apresentaram um desfile dentro do que permitiam os recursos financeiros e estrutura organizacional de cada uma, sem falar na infra-estrutura disponibilizada pela municipalidade para a realização do evento.

A Juventude de Muquiçaba trouxe Camilo Cola para a Avenida embora muitos turistas sequer conhecessem aquele simpático senhor que acenava feliz para o público.


A Mocidade Alegre, de posse de um tema riquíssimo, fez o papel da LIGESBC e trouxe o Rei Momo em pessoa para o Carnaval de Guarapari. 


Já a Imperatriz do Samba trouxe o intérprete Thiago Brito, da MUG, que deu um verdadeiro show de interpretação e empolgação. Os blocos, por sua vez, deixaram os foliões uniformizados, cada um com suas cores, e animaram os turistas e munícipes que compareceram à Joaquim da Silva Lima.
Mas, apesar de tudo isso, o Carnaval de Guarapari parece que definha a cada ano. Enquanto os eventos realizados na Praia do Morro levaram shows nacionais para um público diferente do povo que adora a folia de Momo, a festa que aconteceu no Centro apresentou claros sinais de improviso, pois faltaram banheiros químicos ao longo da Avenida; faltou espaço para as escolas desfilarem, já que o público invadiu a passarela; faltou iluminação adequada.
Mas, quem sabe no próximo ano?
Quem sabe novamente os blocos e escolas de samba formarão uma nova aliança e, junto à prefeitura, apresentarão alguma inovação para o Carnaval de 2013?
Quem sabe a Prefeitura defina um novo local para a realização dos desfiles das agremiações, tais como o Kart In Door ou Praia do Riacho?
Quem sabe a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo promova alguns eventos na cidade para incrementar o nosso Carnaval, tais como a eleição da família momesca, concursos de marchinhas, oficinas de carnaval, premiação e troféu para a melhor escola ou melhor bloco...?
Quem sabe...?
É esperar pra ver. 

17 de fevereiro de 2012

Rede Gazeta Entrega Troféu Walmor Miranda aos Melhores do Carnaval 2012

A disputa acirrada pela preferência do público no Sambão do Povo se refletiu na votação dos internautas no Prêmio Walmor Miranda, promovido pela Rede Gazeta. Com um total de 50.432 votos, as escolas Independente de Boa Vista e Mocidade Unida da Glória, a MUG, foram as favoritas do público e cada uma conquistou três troféus.

A escola de Cariacica foi a mais votada nas categorias "Escola mais empolgante", "Rainha de Bateria" e Melhor Intérprete. No primeiro quesito a agremiação obteve 3.153 votos, de um total de 7.292. Em segundo lugar apareceu a MUG com 1.627 votos, seguida pela Unidos da Piedade que alcançou 580 votos.

No quesito Rainha de Bateria, quem brilhou foi Sharla Bianca, da Boa Vista, que obteve 2.221 votos, do montante de 8.374 votos da categoria. Fernanda Figueiredo, da MUG, teve 1.361 votos e ficou na segunda colocação. Já Patrícia Telles, da Andaraí, foi a terceira colocada com um total de 1.347 votos.

O Melhor Intérprete na opinião dos internautas também é da Independente de Boa Vista. O puxador Emerson Xumbrega venceu apertado a enquete com 2.655 votos. Na cola dele ficaram os intérpretes Diego Nicolau e Thiago Brito, da Mocidade Unida da Glória, que totalizaram 2.577 votos. Em terceiro ficou Ricardinho, da Independentes de São Torquato, que alcançou 1.624 votos na opinião dos votantes do Troféu Walmor Miranda. Esta categoria teve um total de 9.274 votos.


Resposta da MUG
Se a Independente de Boa Vista dominou nos quesitos "Escola Mais Empolgante", "Rainha de Bateria" e "Melhor Intérprete", a Mocidade Unida da Glória foi a grande vencedora nas outras categorias. A MUG foi a primeira colocada na categoria "Melhor Bateria", ao alcançar 3.102 votos de um total de 8.939. Em segundo lugar ficou a escola de Cariacica com 2.364 votos; a terceira melhor bateria na opinião dos internautas foi a Imperatriz do Forte, que obteve 888 votos.

A Mocidade também foi a vencedora no quesito "Ala das Baianas". A agremiação de Vila Velha totalizou 2.725 votos, seguida pela Boa Vista, que por sua vez obteve 2.275 votos. Já a Unidos da Piedade, de Vitória, alcançou a terceira colocação ao atingir 924 votos de um montante de 7.377 votos.

A MUG também foi a ganhadora do último quesito "Melhor Escola do Carnaval Capixaba 2012", do Walmor Miranda. Ela alcançou 3.616 votos, enquanto que a Boa Vista marcou 2.770 votos. Na terceira colocação a escola Unidos da Piedade, com 792 votos dos 9.176 computados nesta categoria.

O Troféu Walmor Miranda foi entregue nesta última quinta-feira, dia 16,  na Estação Porto. O evento gratuito contou com o som e animação de baterias de escolas de samba.

As escolas de samba vencedoras levaram um troféu estilizado, em homenagem ao eterno Rei Momo do Carnaval de Vitória - Walmor, que foi jornalista e colunista de A GAZETA, e comandou a folia por 12 anos como Rei Momo, contribuindo para o fortalecimento do carnaval de Vitória.

A seguir, a premiação conforme escolha dos internautas:



Melhor Ala das Baianas
Mocidade Unida da Glória
36,94% dos votos
A agremiação de Vila Velha totalizou 2.725 votos, seguida pela Boa Vista, que obteve 2.275 votos.
Já a Unidos da Piedade, de Vitória, alcançou a terceira colocação ao atingir 924 votos de um montante de 7.377 votos.






Melhor Bateria
Mocidade Unida da Glória
34,70% dos votos
O Prêmio Walmor Miranda de "Melhor Bateria" também foi conquistado pela Mocidade Unida da Glória com 3.102 votos de um total de 8.939.
Em segundo lugar ficou a escola de Cariacica com 2.364 votos; a terceira melhor bateria, na opinião dos internautas, foi a Imperatriz do Forte, que obteve 888 votos.





Melhor Rainha de Bateria
Sharla Bianca
Independentes de Boa Vista
28,63% dos votos
No quesito Rainha de Bateria, quem brilhou foi Sharla Bianca, da Boa Vista, que obteve 2.221 votos, do montante de 8.374 votos da categoria.
Fernanda Figueiredo, da MUG, teve 1.361 votos e ficou na segunda colocação.
Já Patrícia Telles, da Andaraí, foi a terceira colocada com um total de 1.347 votos.


Melhor Intérprete
Émerson Xumbrega
Independentes de Boa Vista
28,63% dos votos
O Melhor Intérprete na opinião dos internautas também é da Independente de Boa Vista. O cantor Emerson Xumbrega venceu apertado a enquete com 2.655 votos.
Na cola dele ficaram os intérpretes Diego Nicolau e Thiago Brito, da Mocidade Unida da Glória, que totalizaram 2.577 votos.
Em terceiro ficou Ricardinho, da Independentes de São Torquato, que alcançou 1.624 votos na opinião dos votantes do Troféu Walmor Miranda.
Esta categoria teve um total de 9.274 votos.





Escola Mais Empolgante
Independentes de Boa Vista
43,24% dos votos
No quesito "Escola mais empolgante" a agremiação obteve 3.153 votos, de um total de 7.292.
Em segundo lugar apareceu a MUG com 1.627 votos, seguida pela Unidos da Piedade que alcançou 580 votos.


Melhor Escola
Mocidade Unida da Glória
39,41% dos votos
A MUG foi eleita pelos internautas a "Melhor Escola do Carnaval Capixaba 2012".
A Vermelha e Branca alcançou 3.616 votos, enquanto que a Boa Vista marcou 2.770 votos.
Na terceira colocação aparece a escola Unidos da Piedade, com 792 votos dos 9.176 computados nesta categoria.


Fontes de Pesquisa de Textos e Imagens:

15 de fevereiro de 2012

Câmara Realiza Nova Votação Para Decidir o Carnaval de Guarapari

Enquanto o Carnaval de Vitória alcança maturidade e ganha projeção nacional a cada ano, em Guarapari, a Folia enfraquece na proporção inversa. Na terça-feira, dia 14, os vereadores de Guarapari realizaram a primeira sessão extraordinária de 2012 cuja pauta principal foi, mais uma vez, o repasse da verba destinada à realização do Carnaval da Cidade Saúde. Tal fato, há quatro dias para início da Folia de Momo, traz novamente a polêmica anual que gira em torno da Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.
Foi informado através das principais mídias da Cidade que a LIGESBC estava com todas as contas aprovadas e, portanto, desimpedida para promover os festejos de fevereiro. Entretanto, contrariando todas as expectativas dos seus afiliados e da própria população, verificou-se que tal informação não condizia com a realidade. A Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária logo pela manhã, reuniu seus parlamentares e estes, unanimemente, escolheram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria para ser a repassadora da tão desejada subvenção da Prefeitura.
Em entrevista à TV Guarapari, o vereador Sérgio Passos declarou que na semana anterior os vereadores ficaram sabendo que a LIGESBC não estava de fato com a documentação hábil para firmar o Convênio com a Prefeitura, ficando assim impossibilitada de receber e repassar a subvenção, e isso levou a Câmara a se reunir extraordinariamente para votar a favor do convênio com a Mocidade Alegre de Olaria.
O Vice-Presidente da LIGESBC Almir Gonçalves afirmou, contudo, que a verba será repassada para a Escola de Samba, mas que a responsabilidade pela realização do Carnaval junto à Secretaria Municipal de Turismo será da Liga.
Já o vereador Domingos Maciel disse que a Prefeitura deveria avaliar primeiramente as entidades envolvidas com o Carnaval antes de encaminhar qualquer lei destinando o recurso para esta ou aquela entidade.
Uma fonte fidedigna ligada às escolas de samba informou que dois grandes Blocos Carnavalescos foram expulsos da LIGESBC, ficando assim impossibilitados de desfilarem em 2012. Disse ainda que nesta quarta-feira, dia 15, o presidente de um desses blocos estaria impetrando uma ação contra a Prefeitura para impedir a realização do Carnaval da cidade.
Tristes, e profundamente envergonhados com tais acontecimentos, estamos publicando essa matéria e torcendo para que o Carnaval de Guarapari, outrora referência no Estado, não seja prejudicado.

Imagens: TV Guarapari

Aprenda a Cantar os Sambas de Enredo de 2012

O carnaval de Guarapari ganhou um presente em 2012, apesar da controvérsia gerada em torno da subvenção da Prefeitura. Este ano, a Imperatriz do Samba, escola de samba criada inicialmente para representar os municípios de Anchieta e Guarapari no concurso oficial realizado em Vitória, irá desfilar na Avenida Joaquim da Silva  Lima com o mesmo enredo desenvolvido para o Sambão do Povo. A boa notícia é que as três escolas atualmente em atividade na cidade irão se apresentar no mesmo dia, são elas: Imperatriz do Samba, Juventude de Muquiçaba e Mocidade Alegre de Olaria.
O Batuque na Praia está disponibilizando neste Blog o áudio dos três sambas para que os foliões da Cidade Saúde possam acompanhar a evolução das escolas na avenida.
O Samba de Enredo da Imperatriz do Samba traz como tema principal o "Fogo" e sua história através dos tempos, desde a descoberta na Idade da Pedra até os dias de hoje.
Vale a pena conferir o Samba e o ritmo animado de sua composição na voz de Thiago Brito, atual intérprete oficial da MUG, de Vila Velha. O vídeo abaixo foi idealizado para o Carnaval de 2011.



Já a Juventude de Muquiçaba irá apresentar o enredo “Camilo Cola: a Saga de um Visionário” que vai mostrar a trajetória de lutas e conquistas do empresário cachoeirense.




A Mocidade Alegre de Olaria traz para o Carnaval de 2012 a fictícia história do Rei Momo e sua viagem universal em busca da sede do seu reinado. Com o enredo "As Peripécias do Rei Momo Numa Louca Viagem Pelo Mundo", a Mocidade Alegre pretende trazer um carnaval leve e descontraído para a Avenida Joaquim da Silva Lima.





3 de fevereiro de 2012

Prefeitura Divulga Programação do Carnaval da Cidade Saúde

A LIGESBC – A Liga Guarapariense da Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarapari divulgou a programação dos desfiles do Centro. Os desfiles serão realizados na Av. Joaquim da Silva Lima - Centro.

2 de fevereiro de 2012

O Que as Escolas e Blocos Apresentarão na "Sapucaiu"

E eu que pensei que essa balela toda de dinheiro, verba ou subvenção já era uma página virada no Carnaval da nossa saudável terra de maratimbas!


Quando penso que as Escolas de Samba e os animados blocos de rua já têm motivos suficientes para pipocar na Avenida "Marquês da Silva Lima", o Sambódromo mais chinfrin do sul do Estado, aí aparece na TV Guarapari o Secretário de Turismo (ou será de Cultura...? ou será de Esportes...?) Adriani Serpa dizendo que o dindin das "bonita" e dos "bonito" sairá até o dia 11 de fevereiro!

Gente, o que é isso?!

Quem faz Carnaval com 10 dias de prazo?

O que as Escolas e os blocos irão apresentar na "Sapucaiu" de Guarapari? Farrapos? Miçangas de plástico? Carrinho de mão encapado com papel laminado e celofane? Laços de papel crepom?

E Euzinha? Será que terei que fazer como aquela foliã que desfila em Vitória e depois usa a mesma fantasia aqui na Fitness City? Ou devo falar Health City?


Pelos temas que as escolas de samba vão abordar este ano, os dirigentes terão que literalmente rebolar na passarela. Olha só:

Se a Juventude vai falar do mega empresário Camilo Cola, o que a escola levará pra avenida? Um ônibus emprestado?

Se a Mocidade vai falar do mega folião Momo da Grécia, devemos esperar um Rei Mufino, raquítico e sem coroa?

Já que a Imperatriz vai continuar abordando a História do Fogo, será que a escola vai levar uma fogueira de São João pra avenida?

Espero muito que um milagre aconteça e as escolas de samba consigam proporcionar aos espectadores um espetáculo(?) de encher os olhos.

Kisses For You!
Cê Jura, né?

Programa "Em Movimento" Entrevista Grupo Samba Amais


Guarapari exporta mais talentos para o mundo.
Depois de Rogerinho do Cavaco, agora é a vez dos pagodeiros do Grupo Samba Amais brilhar na tela da TV.
No próximo sábado, dia 04 de fevereiro, o programa Em Movimento, da TV Gazeta, irá apresentar uma matéria com os meninos do grupo.
A matéria irá ao ar às nove horas da manhã.
É ver e se deliciar com o samba animado e cativante do Grupo Samba Amais.

Bloco Papadéfus Lança Abadá 2012

O Bloco Papadéfus irá lançar o Abadá para o Carnaval em grande estilo e, para isso, dará um coquetel na Boite S'Dining, na Enseada, ao som do grupo de pagode Samba Amais.

O evento de lançamento do Abadá vai acontecer no dia 09 de fevereiro e o Samba Amais já está divulgando a parceria nas redes sociais.

Confira ao lado o banner do Coquetel de Lançamento do Abadá 2012.