Errou quem imaginou qualquer dessas hipóteses!
Na verdade, o Dia do Samba partiu da iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele queria homenagear o compositor Ary Barroso por ocasião da primeira visita dele à Bahia, no dia 02 de dezembro.
A festa se espalhou pelo Brasil e acabou virando comemoração nacional.
Na Bahia, a comemoração já está em sua 40ª edição e quem irá dar o ar de sua beleza e simpatia nos festejos baianos será o cantor e compositor João Nogueira que se apresentará na Praça Municipal de Salvador. Com um longa agenda, o Dia do Samba na Bahia contará com outras atrações que vão desde show acústico com a cantora baiana Lane Quinto a Feijoada Light, no Bahia Café Hall Paralela e ainda show com Arlindo Cruz.
No Rio de Janeiro as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, vão até o próximo sábado, dia 03.
Nesse dia, pelo décimo sexto ano consecutivo, o Trem do Samba, partirá da Central do Brasil, com destino ao subúrbio de Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade, A festa vem crescendo a cada ano e o trem, na verdade, já não é mais um. Nesta edição, serão cinco composições, cada uma com capacidade para mil passageiros, com saídas sucessivas entre as 16h e as 19h de sábado.
Para comemorar o Dia Nacional do Samba, a capital capixaba receberá uma programação especial no dia 2 de dezembro. Nas atividades, estão incluídas apresentações em linhas de ônibus de Vitória, roda de samba na Ilha das Caieiras e atrações no Mercado São Sebastião. Toda a programação é gratuita.
Na presença dos músicos, os passageiros das linhas 103 e 172 poderão ouvir sucessos de compositores consagrados como Noel Rosa, Cartola e Adoniran Barbosa. Na Ilha cas Caieiras, mais de 40 músicos chegarão de escuna para a roda de samba. A partir das 19h30, o Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, recebe os shows de Tonico e Rogerinho do Cavaco.
O sambista de Guarapari foi um dos vencedores do concurso “Circulação Cultural” e foi contemplado pela secretaria de cultura do Estado do Espírito Santo para a realização de show´s pelo interior com a proposta de execução e divulgação de um repertório composto deSamba de Raiz e também de músicas de seus dois CD´s, sendo o último (lançado recentemente) gravado no Rio de Janeiro e produzido por Milton Manhães. A Banda completa e a equipe responsável por este show é composta por Rogerinho do Cavaco (voz e cavaco) e mais: Viny Moraes (violão 7 cordas), Henrique Barcellos (trombone), Chicão (Banjo), Nielson (bateria), Rodrigo Pereira (Surdo), Dayvison Mathias (tantan) , Luizinho Guerreiro (pandeiro), João pagodinho (coro), Rogério Pai (direção artística), Virgílio Freitas (assistente de palco) e Chryso Rocha (produtor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.