Páginas

26 de outubro de 2014

GRES Juventude de Muquiçaba Define Samba de 2015

Trabalhando desde maio deste ano, a Juventude de Muquiçaba, segunda escola de samba mais antiga de Guarapari, fez a junção dos dois sambas vencedores na festa de Apresentação dos Protótipos e definiu o samba de enredo que será levado para a Avenida Joaquim da Silva Lima em 2015.
Seis sambas participaram do concurso que aconteceu no dia 19 de outubro:
o samba composto pelo trio Ponês do Cavaco, Jayme Junior e Rita de Cássia; o samba de Pablo do Cavaco; a composição de Mestre Teco, Helvinho e Toninho Cação; o samba criado por Rogerinho do Cavaco e Xandão; o samba de autoria de Marcos Carlin e Fernando Ferrer e o samba criado por Marcos Oliveira.
Na festa que teve a presença de Quinho do Salgueiro, entretanto, dois sambas foram vencedores e, de acordo com nota publicada pela Diretoria  na página da Agremiação no Facebook, caberá aos compositores unir as letras das duas criações e produzir o samba que será cantado no Carnaval de 2015. Além do grande intérprete do Salgueiro, do Rio, a escola apresentou também oito protótipos das fantasias que contarão a história de Fernanda Mazzelli.
O enredo "Sob as Glórias da História, Fez da Luta Seu Esporte... Bendita és Tu, Mulher. Guerreira és Tu, Fernanda!", já divulgado desde o início do ano, terá como personalidade homenageada a lutadora capixaba e natural de Guarapari Fernanda Mazzelli, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores do município.
A lutadora, com pouco mais de 25 anos de idade, tem em seu currículo os títulos de bi-campeã mundial de Jiu-Jitsu pela CBJJ (2004 e 2012), tri-campeã da Copa do Mundo pela CBJJO (2004, 2005 e 2007), hexa campeã brasileira pela CBJJ (2003, 2004, 2005, 2008, 2010 e 2012), tri-campeã brasileira absoluta (2003, 2004 e 2008), além dos títulos de campeã do Mundial de Jiu-Jitsu sem quimono em 2011 e do World Pro Abu Dhabi em 2012.
Confira abaixo a letra do samba de enredo para o Carnaval 2015 da Juventude de Muquiçaba

Vem, embarque nessa fantasia, vem brindar o mundo que eu queria...
Conquistado pelas próprias mãos...
Mãos que jamais descansaram, romperam barreiras de tanta opressão...
E deixaram assim o mundo inteiro aos seus pés...
Carisma, talento e beleza, primor da natureza...
Mostra quem tu és, vencendo o preconceito, seu jeito sedutor...
Encanta e hoje mostra o seu valor !
É JUVENTUDE GUERREIRA, QUE PASSA NESSA AVENIDA...
VALENTE, FORTE, FACEIRA...
ELA VEM TÃO DESTEMIDA !
SÃO BRANCAS, NEGRAS E ÍNDIAS...
SEMPRE COM SEU “BRAÇO FORTE”, NO ESPORTE !
E... Com os olhos cheios de esperança, uma Menina, uma Criança...
Viu seu desejo, seu sonho mudar...
Fernanda... trilhou seu destino, a luta escolhida foi o seu caminho...
Pra chegar onde o mundo inteiro viu, sair da Cidade Saúde, e ser o orgulho do Brasil !
E lá vem Ela, linda na avenida à desfilar...
A passarela, definitivamente é o seu lugar...
Cantando a mulher guerreira, do mais forte coração...
Lutou sua vida inteira, um sonho de Campeã !
Brilhar neste carnaval, foi tudo o que eu sempre quis...
Sou Juventude, sou mais feliz... Eu sou Juventude, eu sou mais feliz !

A JUVENTUDE CHEGOU, CARAMBA !
ESCOLA QUE TEM NO SANGUE, O SAMBA !
TRAZ PRA AVENIDA “O” EXEMPLO DE PERSEVERANÇA...
E VEM CANTAR PRA VOCÊS, FERNANDA !

AUTORES: Marcos Carlin, Fernando Ferré, Mestre Teco, Helvinho e Toninho Cação.










13 de outubro de 2014

Mocidade Escolhe o Samba Enredo de 2015

Numa noite que reuniu dezenas de nomes do Samba Capixaba e do Carnaval de Guarapari, a Mocidade Alegre de Olaria escolheu finalmente o Samba Enredo que vai embalar os foliões no Carnaval de 2015.
"A Lua de São Jorge", uma clara alusão ao padroeiro da Escola de Samba de Olaria, é o ,enredo escolhido pela nova Diretoria da Agremiação.
Na disputa concorreram Rogerinho do Cavaco, com dois sambas em parcerias com Julio Braga e Xandão e a dupla Tavinho e Pedro Pesquisa, que trouxeram o intérprete Wander Show, vencedor do Faisão de Ouro de 2014 pelo Carnaval da Imperatriz do Forte.
Quem marcou presença na festa que ocorreu no Campo do América, no último sábado, foi a grande Dama do Samba Capixaba, Cyara Santos, que levantou a galera com seu estilo popular de cantar e sambar no meio do público.
Apesar de estar um "pouco dodói", a sambista soube levar o samba com muita alegria e vibração.
" - Não sabia que eu era tão querida assim!" - disse ela, pouco minutos antes da apresentação. "Estou muito feliz com tanto carinho que estou recebendo aqui."
Saiba mais sobre Cyara através da sua home page: Cyara Santos.
Wander Show, de vozeirão inconfundível, também enobreceu o concurso promovido pela Mocidade Alegre de Olaria.
O ganhador do troféu de samba enredo de 2015, no entanto, foi Rogerinho do Cavaco que, em parceria com o compositor e sambista Julio Braga, defendeu um samba empolgante e de fácil refrão.
E, ao que parece, o ano de 2015 será de consagração de Rogerinho, já que a Acadêmicos de JK também escolheu um samba de sua autoria.


Confira abaixo, a letra do samba da dupla Rogerinho do Cavaco e Julio Braga:

Hoje a Mocidade está em festa para exaltar
A saga de um grande guerreiro, padroeiro, poderoso Orixá
Salve Ogum, seja bem vindo em nosso gongá
O samba é afro-brasileiro, tem atabaque na avenida a ecoar
Lua de São Jorge, o santo que nasceu na Capadócia
Lua encantada, o cavaleiro venceu o dragão.

Lua, que brilha lindo no céu (lá no céu)
Misteriosa fascinante inspiradora tão "fiel"

Vinte e três de abril, vamos festejar
Sob o manto glorioso de São Jorge
Nasceu a nossa escola pra brilhar
E com muita fé, axé, canto e oração
É força, é raça, é alegria, é Olaria, muito amor e devoção

Saravá Ogum, Saravá
Peço licença, a Mocidade vai passar.










28 de setembro de 2014

JK Define o Samba Para o Carnaval 2015

Nesta tarde de domingo, a Escola de Samba Acadêmicos de JK escolheu o samba de enredo para o Carnaval do ano que vem. E, após a apresentação dos concorrentes, o samba composto por Rogerinho do Cavaco e Dilson Faria saiu-se vencedor.
A agremiação do bairro Kubistchek abordará os grandes festejos do Brasil no desfile do Carnaval 2015. O enredo "Brasilis, terra de encantos... que encanta..." criado pelo carnavalesco Douglas Paluzzo contará detalhes de várias festas do povo brasileiro, desde a Lavagem do Bonfim, na Bahia, até a Festa da Penha, no nosso Estado.
Douglas Paluzzo, que já assinou o desfile da escola de samba capixaba Rosas de Ouro no Carnaval de 2010 e coreógrafo da Tradição Serrana em 2014, aposta na riquíssima variedade de festas religiosas e culturais que o povo brasileiro conserva há centenas de anos. Bumba Meu Boi, Carnaval de Olinda, São João de Campina Grande, Círio de Nazaré e a Cavalhada são alguns dos folguedos que serão levados para a Avenida Joaquim da Silva Lima.
Nelson, que até bem pouco tempo liderava a Juventude de Muquiçaba, contou-nos que tem se dedicado com extrema paixão ao Carnaval da JK.
O concurso que a JK promoveu neste domingo encheu o bar Cantinho do Jorge, reduto da agremiação e atraiu diversos nomes do samba guarapariense como o presidente da Imperatriz do Samba Luiz Paulo Junior, Rodriguinho da Mocidade, Jorge Trindade e o Vice-Presidente da LIGESBC Almir. Quem também deu o ar da graça na escolha do samba de enredo da Escola de Kubistchek foi o atual Carnavalesco da Unidos de Barreiros, Rogério Orsi. Segundo ele, o GRES Unidos de Barreiros pretende fazer uma grande homenagem à Cariacica.
O samba composto pela dupla Rogerinho do Cavaco e Dilson Faria foi bastante aplaudido ao ser anunciado como vencedor do concurso.


Confira abaixo a letra do samba:

Brasil, tua alma é pura
Na crença, na essência e no cantar
Terra santa diferente, tão rica a sua gente
A fé não costuma falhar
Terra de encantos pra se encantar
Aqui tem festa, arte popular
Cultos, religiões, arrastando multidões
A diversidade cultural, forró, bumba meu boi e carnaval
Festa da uva, do peixe e da Penha
A lavagem do Bonfim, sensacional
São João pra festejar Campina Grande
Religiões num sincretismo nacional

Bate tambor, toca afoxé
Ó mãe baiana seu abraço é meu axé

Cavalhada, festa das flores, folia de reis e reveillon para dançar
Em Parintins, Caprichoso e Garantido, tem o Círio em Belém do Pará
Vitrine da natureza, o que interessa por aqui é festejar
Aqui não importa a vida que se leva
Esse é o país do deixa a vida me levar

Vem JK, vem sacudir
O meu Brasil bem brasileiro é isso aí





10 de setembro de 2014

Rogerinho do Cavaco e Pedro Pesquisa na Disputa Pelo Carnaval 2015

Após a apresentação do sambista Rogerinho do Cavaco e a homenagem que a Mocidade fez a Pedro Presidente, ocorreu o tão esperado concurso para escolha do samba de enredo para o Carnaval 2015.
Cinco sambas estavam no páreo e foram cantados de acordo com a ordem de sorteio ocorrido minutos antes.

A mesa de jurados, que contou com a participação de Elisa Coelho, Pedro Presidente e Almir da LIGESBC, teve dificuldade para escolher os finalistas, já que a pontuação de todos foram muito próximas. Os três finalistas alcançaram 128,5 pontos, enquanto os outros dois desclassificados atingiram 128 pontos.

Antes de anunciar os sambas vencedores, o Presidente Rodrigo comentou sobre a parceria que a Mocidade Alegre de Olaria vem fortalecendo com a Mocidade Unida da Glória, o que ficou evidente com a presença de Robertinho da MUG e do vencedor do Faisão de Ouro pela MUG na categoria Destaque de Luxo, Jurandir Machado.
Parece que a parceria com a MUG trará uma nova perspectiva para o Carnaval de Guarapari. Segundo uma fonte ligada ao pessoal da Escola, a MUG irá trazer uma alegoria para desfilar na Joaquim da Silva Lima.
Quem também mostrou que tem samba na veia e faz justiça à genética, é a linda Mallu Santos, filha de Márcia Índia, que foi aplaudida várias vezes à frente da bateria Mocidade Samba Show. Há quem diga que a moça bem poderia ser a nova Rainha de Bateria da Mocidade.
Esperemos para ver.



Já no finalzinho do evento, Rodrigo Mocidade, Presidente da Escola, anunciou os classificados para a grande final que vai acontecer no Estádio do América, no dia 11 de outubro: os dois sambas nos quais Rogerinho do Cavaco participou e o samba de Tavinho e Pedro Pesquisa.

Fonte: Blog da Mocidade Alegre de Olaria.

3 de setembro de 2014

Mocidade Alegre de Olaria Realiza Galinhada no Siribeira

Ao completar 36 anos de fundação, a Escola de Samba do bairro Olaria irá exaltar o padroeiro da Mocidade Alegre, São Jorge, no Carnaval de 2015.
Neste domingo, acontecerá a Galinhada da Mocidade, no Siribeira Clube, com a apresentação dos sambas concorrentes ao Carnaval do ano que vem.

Além da empolgante e afinada bateria Mocidade Samba Show, o evento contará com a presença do talentoso Rogerinho do Cavaco.
Os ingressos, no valor de R$ 15,00 já estão à disposição e podem ser adquiridos no barracão da Mocidade ou pelo Facebook, através da página pessoal do atual presidente Rodrigo Pereira dos Santos ou do sempre empolgado Virgílio Freitas, o Virgilinho.

Prestigie e compareça.




Prefeitura Reúne-se com Agremiações Carnavalescas de Guarapari


Em 31 de março, às 17 horas, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo – SECTUR realizou reunião com os representantes das Escolas de Samba de Guarapari para dar início aos preparativos do Carnaval de 2015.
Participaram:
Grêmio Recreativo e Escola de Samba Olaria;
Grêmio Recreativo e Escola de Samba Juventude de Muquiçaba;
Grêmio Recreativo e Escola de Samba Imperatriz do Samba;
Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmicos do JK.

O objetivo foi pontuar os problemas a serem resolvidos desde já para a edição do Carnaval 2015. Logo após o carnaval de 2014 a SECTUR colheu várias sugestões a serem discutidas nesta primeira reunião, dentre elas questões do cronograma de desfile das escolas, debatendo algumas novas possibilidades. Um novo encontro será agendado para o mês de abril para formalização das ações.
Duas escolas já se organizaram para apresentação do enredo de 2015. A Escola de Samba de Olaria, que fará apresentação no dia 20 de abril, no campo do América e a Escola de Samba Imperatriz do Samba, no dia 18 de maio, no Clube Siribeira, no Centro. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarapari

7 de fevereiro de 2014

Unidos da Piedade Exalta as Riquezas de Pernambuco


Confira a sinose do Enredo da Unidos da Piedade, que neste ano homenageia Pernambuco e toda a sua riqueza.

"DO AGRESTE E DO SERTÃO, DE GONZAGA E LAMPIÃO
PERNAMBUCO, HISTÓRIAS DE LUTA, DO FREVO E SÃO JOÃO."


Seu moço fique atento
Na história que eu vou lhe contá
De um lugar que nesse mundo
Nunca vi outro iguá
Tem cultura tão rica
Que é referencia mundiá

É terra de gente boa
Que trabalha pra daná
De uma imaginação que voa
Pra criá e recriá
Tem muita canção que ecoa
Exaltando esse lugá

Tem gente que já se foi
Tem gente que não foi ainda
Muita gente importante
Construiu essa história linda
Faz esse estado importante
Que muita gente nem imagina

Esse cabra que vou lhes falá
Era um cabra pra lá de bão
Se enrabixou pela Bonita
Era o Virgulino Lampião
Cangaceiro sanguinário
Tinha aos pobres adoração

Vamos seguí viagem
Nas ladeiras sem cansá
Tem casas e casarões
Pra memória aguçá
Lhe falo de Olinda
Monumento seculá

Seu carnaval é mágico
Vale a pena visitá
No largo da Pitombeira
Muita Boca pra beijá
Tem o Galo da Madrugada
Que tá num livro mundiá

E o frevo dessa terra
Impossível de não dançá
O coração bate mais forte
Bem longe já escutando
O batuque dos tambores
É o maracatu chegano
Com o Rei e a Raínha
E o estandarte anunciano

Gente importante
E figuras conhecidas
No teatro e no cinema
O Auto da Compadecida
Revelando para o mundo
Essa terra tão sofrida

O povo desse lugá
Tem muita imaginação
Lhe digo agora também
Que aqui surgiu o Baião
Um ritmo inventado
Pelo mestre Gonzagão

Da cidade de Exu
Que fica lá no sertão
Se espalhou pelo Brasil
Essa sua criação
Abrilhantando até hoje
As festas de São João

A vida do sertanejo
Ele soube bem cantá
As alegrias e tristezas
Dessa terra sem iguá
Castigada pela seca
Que faz seu povo emigrá

Tem ate o velho Chico
Com suas águas cristalinas
Feito oásis no deserto
Vai banhando essa menina
Que sofre por seu amor
Pois o rio os separou
Juazeiro e Petrolina

Bumba-meu-boi, Caboclinhos
Que espetáculo divino
Tem os bonecos de barro
Do grande Mestre Vitalino
Arte internacional
Desse artesão genuíno

Outro artista conhecido
Pelas formas e pelas cores
Ganhou fama e é merecido
Retratou muitos valores
Romero Brito hoje é visto
Como mago entre os pintores

Essa terra tem talento
No teatro e Televisão
No folclore e na música
Tem artista de montão
Oh Terezinha, Oh Terezinha
A buzina do Chacrinha, toca mais não

Do simples ao erudito
Aqui não se tem besteira
Lembro também Paulo Freire
Educador de primeira
E o imortal recifense
Poeta Manoel Bandeira

Vamu deixá de lenga, lenga
E acabá com essa aflição
Falo é de PERNAMBUCO
Lugar lindo, tem igual não
Até a seca e a miséria
Contribuem com seu quinhão
O sofrimento mostra beleza
Que a alegria num vê não


 Carnavalesco: Paulo Balbino


Texto escrito com alguns versos de Kahina Freire


Rogerinho do Cavaco Recebe Ircea Pagodinho


E, para o sujeito que gosta de samba da melhor qualidade e não é doente do pé, hoje tem uma grande pedida na Enseada Azul.
O Boteco Bohemia apresenta o sambista Rogerinho do Cavaco ao lado de Ircea Pagodinho!
Nome ainda pouco conhecido da maioria dos capixabas, Ircéa é irmã do grande Zeca Pagodinho e, ao lado de Rogerinho do Cavaco, promete oferecer ao público guarapariense o consagrado e apaixonante Samba de Raiz carioca.
Em 2002, a Revista Época publicou uma matéria de João Pimentel, do Jornal O Globo, sobre Ircéa que vale a pena reproduzir aqui no Batuque. Confira:


"Irmã de Zeca Pagodinho, de quem passou recentemente a usar o sobrenome artístico, Ircéa tornou-se atração da noite para o dia ao se apresentar em casas noturnas da Lapa e da Praça Tiradentes, como Supimpa e Centro Cultural Carioca. Mas a ex-professora primária está longe de ser uma estreante em palcos. Bem diferente de Zeca, a cantora, que foi a primeira a ganhar a categoria Revelação do extinto Prêmio Sharp, diz que não é tão afeita à badalações e nem tão caseira, os dois extremos da vida do irmão. 

- O Zeca sempre foi caseiro demais, mas, quando resolve sair de casa, sai mesmo. Eu gosto mais do que ele de sair, mas também não exagero.
Dona de uma bazar em Xerém, Ircéa, em contraponto ao irmão, tem curtido mais a paz do distrito de Duque de Caxias. Segundo ela, Zeca tem ido muito pouco ao lugar de onde se tornou uma espécie de prefeito informal:
- Ele teve que se mudar para dar melhores condições de estudo para os filhos. Aqui ele estava sendo assediado demais. Sempre tinha alguém pedindo ajuda - conta.
Com um cantar que tem nítida influência de sambistas como Alcione e Lecy Brandão, Ircéa diz que, assim como todos os quatro irmãos, cresceu em um ambiente musical bastante eclético.
- Minha mãe e minhas tias sempre cantaram muito bem, isso vem de berço. Nossa formação vem muito das serestas que ouvíamos, em que se cantava de tudo. Mas também tínhamos dois tios-avós que eram da pesada, da malandragem do samba - lembra Ircéa. - Eu gostava de ouvir Marília Barbosa (cantarola "Caso você case", de Vital Farias, do repertório da cantora), Elis, Elizeth, Beth Carvalho. Enfim, tudo o que era de qualidade.
Nascida e criada no Irajá, Ircéa, ainda menina, desfilava ao lado dos irmãos e dos primos no Boêmios do Irajá, um dos maiores blocos que já desfilaram pelo subúrbio:
- Meu primo Beto Gago era diretor da Ala do Pagodinho no bloco Boêmios. Aliás, o nome do Zeca, o mascote do bloco, vem daí. Como eu estudava e trabalhava, não ia às reuniões. Quando chegava o carnaval, não tinha fantasia para mim e para minhas primas. - lembra. - A gente comprava um pano das cores do bloco, vermelho e branco, e fazíamos a fantasia. O problema é que às vezes a fantasia era de bolinha e a gente comprava o pano listrado. Mas a família ficava em volta da gente e ninguém chegava perto.
Do Boêmios e da vivência do samba, a cantora passou a freqüentar as rodas que se espalhavam pelo subúrbio do Rio. Dos pagodes de Osmar do Cavaco, em Marechal Hermes; de Arlindo Cruz, em Cascadura; de Anita, mãe de Dudu Nobre, no Centro; Ircéa, depois de uma passagem pelo Cacique de Ramos, gravou seu primeiro e único disco, em 1987.
- Era a segunda geração do pagode, que começou com Zeca, Jorge Aragão, Jovelina e outros. Lancei meu disco mas, pouco tempo depois, o Marcos Silva, diretor artístico da RGE, que era quem dava força aos sambistas, morreu. Então, ficou uma porta aberta por onde entraram os sertanejos...
Depois de um sucesso efêmero e de viajar pelo país fazendo shows, uma operação fez com que, desde 1994, ela deixasse de lado a vida de cantora. Mas, por insistência dos amigos, voltou. E diz que não tem problemas em usar a alcunha do irmão famoso:
- Quem me conhece sabe que não tenho essa vaidade e que, quando precisei largar tudo para trabalhar e botar dinheiro em casa, não pensei duas vezes."

Confira uma das performances dessa talentosa sambista: