Páginas

19 de outubro de 2013

Independentes de São Torquato Canta a Sagrada Região do Caparaó


“Onze portais sagrados, divina morada da alegria, Caparaó Capixaba em São Torquato é essência da nossa energia.” 


Resumo: A história contada por São Torquato trata-se de uma viagem feita ao sul do Estado, a um recanto abençoado da Terra conhecido como Caparaó. Após essa viagem a nossa Águia volta voando mais alto, mais forte, mais bonita, mais feliz e alegre para desfilar e fazer um carnaval que encantará à todos que poderem presenciar este espetáculo. 



No sul do Estado do Espírito Santo existe uma região sagrada, um pedaço abençoado da terra onde coisas maravilhosas acontecem.
O primeiro povo de que se tem notícia que habitou essa região foram os Puris, que receberam este nome de forma pejorativa dos seus vizinhos, os índios coroados, significando o termo “puri” "povo miúdo, gentinha, fraco, de pequena estatura", o que a propósito nada combinava com esta etnia, apesar de possuírem a característica genética da baixa estatura, os índios da tribo puri eram hábeis pescadores e artesãos que resistiam com destreza as possíveis dificuldades que a região da Serra da Mantiqueira poderia oferecer a uma civilização primitiva. Valentes ele remanesceram bravamente até os séculos XVIII e XIX, quando foram dizimados e miscigenados com colonizadores luso-brasileiros.
E o fator determinante desta colonização foi com certeza a fertilidade da terra daquela região, surgiram grandes fazendas que se dedicavam à cultura cafeeira no local, e até hoje o café é um dos principais expoentes da região do Caparaó, ao lado do Turismo. 
Nem tudo sempre foi magia e felicidade neste paraíso, houve também períodos turbulentos, a Serra do Caparaó foi palco da Guerrilha do Caparaó, vivendo intensamente a instabilidade política ocorrida no período pós Golpe Militar de 1964, a ditadura. O Caparaó tem orgulho de ter sediado este movimento que foi a primeira insurgência armada contra o regime militar brasileiro e em prol da liberdade política e da democracia.
As mais diversas atrações que o local oferece formam um complexo turístico são as Serras do Mar e da Mantiqueira, o Pico da Bandeira, o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, e o Parque Nacional do Caparaó que juntos estes fazem parte de um complexo perfeito para que se aprecie a natureza. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, ou de aventura, como por exemplo a de chegar ao cume do Pico da Bandeira por conta da sua conhecida vista do nascer do sol no cume da montanha, do Pico do Cristal. Também há quem venha em busca de tranqüilidade, ou do arcabouço cultural oferecido nas visitas à estes municípios: muito artesanato, patrimônio histórico e cultural para deleite dos olhos, e belas pousadas e restaurantes para o conforto do corpo e experiências maravilhosas do paladar.
Hoje quem visita o lugar se impressiona, são as lindíssimas paisagens, formada por grandes cachoeiras, matas perfeitas para se fazer trilhas e uma vegetação preservada. Os turistas são bem recebidos e se sentem muito a vontade nesse lugar, não só pela hospitalidade das pessoas que ali vivem, sempre receptivas com quem chega, como também pela ótima infra-instrutora que a região possui.
Tudo ali parece como que planejado e feito à mão pelo próprio criador para um único fim, encantar as pessoas.
É definitivamente um lugar aonde você revigora as forças, um caminho do qual dali em diante está os que passam por ele preparados para uma nova vida, muito mais iluminada pela energia mística que rodeia este lugar. Sairemos agora de Vila Velha para esta viagem mágica, venha com a Independentes de São Torquato conhecer o Caparaó Capixaba!
Para se sentir esse clima é simples e fácil, basta fazermos uma viagem ao sul do Estado, porém este paraíso tem diferentes entradas, mais precisamente onze, onze portais encantados que nos levam a conhecer todas essas belezas, e passar por todos eles tornará a nossa viagem estonteante, mágica, e o efeito final já antecipamos será a alegria, a felicidade, o êxtase...

Os Portais
Portal Alegre: passando por esse portal damos de cara com uma bagunça terrível, muitos jovens se divertindo loucamente, todos felizes, beijando na boca e ouvindo música muito alta, trata-se do Festival de Música de Alegre, que começou com um festival universitário nos anos 90 e hoje é um dos maiores e mais tradicionais do país. Depois de tanta festa só mesmo um banho na Cachoeira da fumaça pra passar a ressaca e revigorar e poder voltar a estudar na segunda.
Portal Jerônimo Monteiro: passando por esse portal a gente percebe que estar entrando num lugar muito querido, pelos seus moradores e pelos municípios vizinhos. Jerônimo Monteiro se destaca no comércio, na educação e na saúde. O comércio local, apesar de pequeno tem uma grande gama de produtos para atender os consumidores locais e a quem mais possa querer ou precisar. O município também atrai uma grande quantidade de jovens que buscam vagas nas escolas da rede municipal de ensino do local, além de sediar o NEDTEC (Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologias em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável) que funciona como laboratórios para os alunos do Centro de Ciências Agrárias da UFES.
Portal São José do Calçado: esse portal dá acesso a um lugar tão pequeno, mas o que tem de pequeno tem de bonito, são muitas as beleza naturais e culturais, parece mesmo que a gente te de frente pra um quadro. A geografia é diversificada, são rios, cachoeiras, montanhas e vales formando as mais lindas paisagens. . É dotada de parques, pousadas, sítios e propriedade rurais, mas se tiver com pouco dinheiro não precisa esquentar a cabeça, aqui é referência em agro turismo, por um preço bem baratinho você pode se hospedar em no sítio de uma família que vive da agricultura familiar e pecuária, e que vai te ajudar à descobrir os encantos desta cidade que faz divisa com o Rio de janeiro. 
Portal Muniz Freire: aqui logo de cara nos deparamos com uma galera muito radical praticando uma série de esportes um tanto perigosos, como trilhas e caminhadas em meio a uma mata quase virgem. A cidade também tem grande valor turístico, isso se dá devido suas riquezas naturais, culturais e econômicas. A cidade possui uma geografia espetacular. Seus principais atrativos são grutas, morros, rios, cachoeiras espalhadas em todo seu território. O centro urbano está fincado em meio a montanhas e vales em contraste com a natureza, que são a essência da região do Caparaó.
Portal Iúna: quando passar por aqui é bom que o faça olhando para o alto, o forte aqui também são os esportes radicais, mas dessa vez o destaque mesmo é o rapel que enfeita as montanhas e o parapente que colori o céu, graças à geografia de formações rochosas que o município tem. O agroturismo, turismo religioso e ecológico também são ofertas turísticas locais, além do artesanato, cultura e festas típicas, por exemplo, aniversário da cidade. Pra finalizar a grande qualidade segundo quem conhece bem o lugar é metafísica: a hospitalidade de seu povo. 
Portal Irupi: chegando aqui você vai ver, ver, ver, a visão que se tem de Irupi é um verdadeira deleite. O município possui uma das melhores vistas para o Pico da Bandeira, além de praças e igrejas. Possui economia ligada à pecuária, agricultura familiar, produção do café e principalmente ao turismo. Concentra, em sua extensão territorial, diversos atrativos: os rios, cachoeiras, pedras, grutas, museus, compõem a lista de encantos da região. A cidade já se chamou "Cachoeirinha do Rio Pardo", e com o passar dos anos recebeu o nome de "Irupi" que, em tupi, significa "águas tranqüilas e pequenas". E essa pacatez e serenidade apaixonante também se torna atração nesta pequena cidade ao sul capixaba.
Portal Ibatiba: quando chegar aqui, é bom que esteja com fome, pois esta você chegando na cidade do maior feijão tropeiro do mundo. Com forte economia na agricultura com destaque para o cultivo de café, Ibatiba desperta curiosidades e prazeres aos visitantes. O município é dotado de belezas naturais diversificadas. São rios, cachoeiras, casarios, igrejas, praças, além de vales e montanhas que ajudam a compor as paisagens, que são de tirar o fôlego. “Du ladim de Minas” preserva algumas características em comum com os vizinhos. Seu povo é calmo, alegre, trabalhador e muito hospitaleiro. Na cidade há bares, restaurante e pousadas, todos muito aconchegantes e apropriados ao repouso. Há também a prática de esportes radicais como atividades que podem ser exercidas por aqui. Todos possibilitando um contato direto com a rica fauna e flora que o município possui.
Portal Ibitirama: a cidade é pequena, mas carrega história repleta de curiosidades. O município possui uma riqueza natural sem igual. São rios, cachoeiras, montanhas e muito mais, a natureza com certeza contribuiu positivamente formando paisagens de tirar o fôlego dos turistas. Sua economia baseia-se no artesanato, agricultura, pecuária e é claro, no turismo. A região também foi o cenário de batalhas ferrenhas, como a Guerrilha do Caparaó que ocorreu em 1964. Mas o futuro reservou o maior presente para essa terra: seu povo e seus encantos naturais, culturais e folclóricos. Hoje centro urbano pode-se encontrar praças ideais ao descanso e conversa com amigos e igrejas para os momentos de devoção, agradecimento e fé.
Portal Divino de São Lourenço: parabéns visitantes, vocês acabam de chegar, e terão a chance de conhecer este município maravilhoso. A pequena cidade possui rica fauna e flora silvestre e ainda é o município com a maior reserva de mata atlântica das que compõem a Região do Caparaó. A natureza foi generosa com aqui, os principais atrativos naturais são as inúmeras cachoeiras, algumas com águas cristalinas. O município possui uma grande quantidade de riquezas naturais, e assim a cidade de Divino é conhecida na região como "Cidade Natureza". A criação de gado de leite, agricultura - no cultivo do café, são suas principais fontes de renda. é o município com a menor população do Estado e, isso, o torna um lugar sossegado de povo simples e hospitaleiro.
Portal Dores do Rio Preto: este portal é também a porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, no parque está localizado o Pico da Bandeira, que possui 2892 metros de altitude, sendo o 3º pico mais alto do Brasil. O município recebeu este nome em homenagem à Nossa Senhora das Dores e ao principal rio que banha a cidade, o Rio Preto. Sua economia está ligada a agricultura, pecuária, artesanato e ao turismo. A cidade é dotada de restaurantes, bares, pousadas, além de possuir oferta turística das mais variadas como ecoturismo, agro turismo, turismo de aventura e muito mais.
Portal Guaçuí: por este portal além de dar acesso à uma série de belezas, é também por onde se deslocam grandes quantidades de gêneros agrícolas ano a ano. Seu território é acidentado com montanhas, vales e rios. Umas das principais montanhas é a Serra das Cangalhas. Guaçuí possui belezas naturais das mais diversas. Sua economia está ligada a agricultura e a pecuária com a criação de gado leiteiro, principalmente. Sua economia está ligada a agricultura e a pecuária com a criação de gado leiteiro, principalmente, além do cultivo de café, que também faz parte de sua história. A cultura recebe um toque especial nas construções das praças e igrejas, as mesmas lembram e resgatam épocas antigas de sua colonização. Afora, não podemos nos esquecer do morro do Cristo; grande destaque da região e orgulho do povo guaçuiense, conhecido por ser um povo humilde, trabalhador e receptivo; tratasse de uma colina onde fica um monumento (Um Cristo Redentor) de 20 metros e 40 centímetros de altura que atrai o turista e encanta o morador local que não cansa de se deleitar com a bela paisagem.
Após transpor todos esses portais, um a um, a Independentes de São Torquato chega ao “Sambão do Povo” mais feliz do que nunca antes esteve, fui uma viagem verdadeiramente divina e inspiradora, nosso povo pisa forte na avenida, e essa força vem do astral que transmite essa região sagrada. Agora só nos resta uma coisa, dividir com vocês tudo que acabamos de ver, conhecer e sentir.
Alô Vitória! Essa é a energia que vem do Caparaó... A força da São Torquato na avenida!

Autor do Enredo: Rodrigo Bichão.

Conheça o lindíssimo Samba de 2014:
Composição de Leley do Cavaco, Renilson Rodrigues e Gustavo Fernando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.