Páginas

11 de novembro de 2011

Arco-Íris dá Início à Escolha do Samba Enredo Para o Carnaval 2012

Fundada em 24 de Março de 1979, no bairro do Ibes, no município de Vila Velha, a Escola de Samba Arco-Íris realizou o seu último desfile no ano de 1992 e está tentando retornar ao Carnaval desde 2002, "sem sucesso", afirma o seu atual presidente, Josenilson Pereira.
Segundo ele, os motivos para a não aceitação do retorno da Arco-Íris passaram pela falta de empenho da municipalidade nas gestões anteriores junto à Liga das Escolas de Samba, e pela  não aceitação das outras duas escolas do município: a Mocidade Unida da Glória e a Independentes de São Torquato, que não queriam  dividir o repasse financeiro feito pela prefeitura.
No sábado passado, dia 17 de setembro, a Agremiação reuniu a sua diretoria, antigos e atuais componentes, comerciantes que a apoiam e torcedores, na praça principal do bairro Ibes, seu principal reduto, contando também com a presença do prefeito municipal de Vila Velha, Neucimar Fraga, e do presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba do Espírito Santo - Lieses, Rogério Sarmento, entre outras autoridades.
O ato teve a cobertura do Portal SRZD-Carnaval do Espírito Santo, e da TV Gazeta, retransmissora da Rede Globo no Espirito Santo, que entrou com "flashes" ao vivo durante o seu jornal do meio-dia, quando foi divulgado para todo o Estado o provável retorno da "Escola Simpatia" ao Carnaval Capixaba.
Mas, apesar do pedido do prefeito para que a Lieses fizesse um convite oficial naquele momento à Arco-Íris para que retornasse ao desfile oficial em 2012, o presidente da entidade revelou que, conforme o Estatuto da Lieses, o presidente-executivo não tem esse poder, e que a escola envie um ofício ao presidente do Conselho Deliberativo da Lieses, Jadilson Damasceno, onde o pedido será estudado e analisado pelos 13 presidentes das escolas atuais, que tem autonomia e cuja de decisão cabe ao presidente da Lieses  cumprir.
Vale frisar que mesmo que o conselho opte pelo retorno de alguma escola, esta terá que cumprir uma série de exigências para que seja oficializado, conforme consta no Manual de Desfile do Grupo de Acesso.
O prefeito Neucimar Fraga garantiu, na oportunidade, que a municipalidade dará total apoio ao pleito reivindicado. Na sua visão, cabe mais uma escola de samba do município Canela-Verde de Vila Velha, e que é justa a reivindicação da Arco-Íris.
Encerrando o evento, houve apresentação dos intérpretes da Escola, da bateria com seus novos instrumentos, casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha da bateria e passistas, quando também o presidente Josenilson Pereira agradeceu pela cobertura do Portal SRZR-Carnaval do Espírito Santo.

Torcendo pela sua aprovação, até o prefeito Neucimar Fraga, de Vila Velha, município onde está sediada a Escola, fez um pedido à Liga para que o pleito da Arco-Íris fosse analisado com urgência, porque só após esta definição é que a municipalidade poderá dar o parecer sobre o pedido de recursos financeiros para desfile.


"Mesmo assim, a Escola continua se movimentando diariamente, prova disso será a escolha do hino oficial para o Carnaval 2012, que será realizada com a apresentação dos sambas inscritos no dia 11 de novembro", informa otimista o dirigente da Arco-Íris, Josemilson Pereira do Nascimento.  A Escola também já agendou a primeira eliminatória para o dia 15 de novembro, a semifinal no dia 18.11, e a final no dia 25.11.

A eliminatória no feriado de 15 de novembro será realizada no Clube Arci,   Associação Recreativa e Cultural do Ibes, bairro onde se encontra seu principal reduto e onde também mais se aguarda a volta da Agremiação ao Carnaval Capixaba.

Matérias de: Adiel Carteiro Poeta.
Publicadas no Site SRZD, em 22/09 e 10/11/2011: http://www.sidneyrezende.com/noticia/146428+escola+de+samba+arco+iris+pleiteia+sua+volta+ao+desfile+do+carnaval+capixaba
http://www.sidneyrezende.com/noticia/152162+arco+iris+da+inicio+a+escolha+do+samba+enredo+para+o+carnaval+2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.