O público vai se emocionar, ao rever o diretor e ator Sérgio Britto -- morto no final do ano passado -- recitando poemas. Ele transporta o telespectador para a magia do carnaval declamando "Mascaras e Quadris", de Fernando Fiúza; e "Carnavalia" e "Carnavalesco", de Marcos Faria Costa.
O apresentador vai até a Grécia Antiga para falar sobre a origem da festa em rituais que já ocorriam há seis mil anos, apresentando as fortes influências da mitologia grega com o culto aos deuses.
Depois faz uma análise do carnaval brasileiro que, herdado das origens européias, rapidamente se desenvolveu com caráter nacional. Sérgio faz um pequeno histórico sobre a importância do carnaval na vida das pessoas e mostra a importância de alguns personagens do carnaval como a porta bandeira das escolas de samba.
Fala dos Cordões, dos Ranchos, da primeira música carnavalesca, de Zé Pereira, mito irreverente que criou o primeiro bloco de rua do carnaval do Rio, e dos Filhos de Gandhi, na Bahia. O programa exalta a magia da festa brasileira, com sua beleza e alegria contagiantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.