Páginas

11 de outubro de 2011

Tributo a Pedro Caetano Comemora o Centenário de Nascimento do Compositor

"Um verdadeiro cronista musical, transformava tudo em canção", assim o músico capixaba Rogerinho Borges se refere ao compositor paulista que dividiu sua vida entre Rio de Janeiro e Vitória, Pedro Caetano (1911 - 1992). Autor de mais de 400 músicas gravadas pelas principais vozes da Época de Ouro do rádio no Brasil e um dos ícones precursores do samba-choro, o poeta que celebrou a beleza do Espírito Santo em tantas composições será homenageado hoje pelo centenário de seu nascimento.
O show-tributo "É Com Pedro Que Eu Vou" está programado para às 20h30, no Mercado São Sebastião, como parte do projeto Mercado Musical, e marca o lançamento de um formato elaborado por Rogerinho Borges ao lado do violonista Fábio do Carmo, do cavaquinista Vitor Vantil, do bandolinista Alexandre Araújo, e do percussionista Rodrigo Souza, para resgatar a trajetória musical de Pedro Caetano.
"O repertório é composto por 14 canções dele, e nossa ideia é propor um mergulho em sua obra, além de propagá-la entre as novas gerações. Tem muita gente que conhece uma ou outra música, mas não sabe que foi o Pedro que compôs", explica Rogerinho.
Pedro Caetano, compositorEntre as músicas executadas pelo grupo com arranjos próprios, ele destaca a faixa "O Tocador de Violão", primeiro fruto da parceria entre Pedro Caetano e Claudionor Cruz (uma das mais constantes e produtivas), que nunca chegou a ser lançada. "Contamos com o respaldo da família dele. Sua filha única, Cristina Caetano, nos forneceu com exclusividade toda a obra dele gravada e digitalizada, então também vamos apresentar material raro", adianta.
A lista ainda inclui "Botões de Laranjeira", "O Que se Leva Dessa Vida" e "Foi Uma Pedra Que Rolou" - essa última representa a estreia do compositor que, em 1934, enfrentou os puristas da época acrescentando pela primeira vez a letra ao choro, até então um gênero estritamente instrumental.
De acordo com Rogerinho, o projeto mostrado ao público hoje ganhará novos rumos. "A ideia é mantê-lo em cartaz por um ano, em breve seguiremos em turnê por Minas Gerais e São Paulo. Também pretendemos tocar em escolas, explorando a veia didática. A música dele é pura história, quando você fala de Pedro Caetano você fala de toda uma época musical no Brasil".
Amanhã, Rogerinho também disponibiliza na internet um acervo de imagens, canções e outros registros do compositor, que pode ser conferido no endereço ecompedroqueeuvou.blogspot.com.

Show - É com Pedro que Eu Vou
Homenagem ao centenário de nascimento do compositor Pedro Caetano, com os músicos Rogerinho Borges, Fábio do Carmo, Vitor Vantil, Alexandre Araújo e Rodrigo Souza.
Quando: Hoje, às 20h30. Onde: Avenida Paulino Müller, Mercado São Sebastião, em Jucutuquara.
Entrada franca.
Gabriela Lealgleal@redegazeta.com.br

Publicado no Site A Gazeta, em 10/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.