Ao completar 37 anos, a Mocidade Alegre de Olaria faz entoar o Espírito Guerreiro de sua bateria para levar uma mensagem de amor e esperança e saudar o grande carnaval que empolga a avenida.
Guarapari
belas praias e montanhas, cercado de berçários naturais em seus belos
manguezais. Seduzida pelo calor desse povo cantei e entoei versos e prosas para
agradecer e homenagear este povo lutador,
“Viver um sonho lindo que eu vivi...” .. Foi então que a Mocidade Alegre de Olaria despontou na Cidade Saúde como a primeira Escola de Samba da Cidade de Guarapari.
Com essas palavras, a cúpula da Mocidade encerra a sinopse para o Carnaval 2017, que irá abordar os meios de comunicação, desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os dias atuais com o avanço da Internet, com o enredo: "Sou Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro da Paz".
Confira abaixo, a sinopse para 2017 e, em seguida, o Regulamento para o Concurso de Sambas Enredo que irá acontecer no dia 11 de dezembro.
Sou Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro
da Paz.
PRESIDENTE: PAULO ALOCHIO
VICE PRESIDENTE: PEDRO RIBEIRO
CARNAVALESCO: EDSON JUNIOR
INTRODUÇÃO:
Atualmente,
com os avanços dos meios de comunicação, utiliza-se cada vez mais, mensagens,
como forma de expressão de sentimentos. Porém a prática de adoção de um código
para se comunicar é milenar e se adéqua a própria necessidade de comunicação
humana; nas mitologias diversas, sempre existiram explicações e conotações
benéficas às mensagens, basta recordar o deus Hermes da mitologia grega, que
tem seu significado arquetípico ligado ao mensageiro direto do próprio deus
dominante Zeus, assim como a deusa Iris que transmite mensagens aos mortais.
E ainda, na mitologia hebraico-cristã, utiliza-se a
imagem do anjo Gabriel para a comunicação mais direta e benéfica de Deus com os
mortais, como para Alah e Maria, mãe de Cristo. Para a explicação da origem da
palavra mensagem, seu significado, assim como a difusão destas para a expressão
de sentimentos ligados a amor e bem-querer.
ANGELION MENSAGEIROS
DIVINOS: A
origem da palavra mensagem
remete ao grego utilizado no novo testamento, com influência de léxicos
hebraico-mesopotâmicos, sendo a palavra “angelion”, caindo assim no mesmo campo
léxico de anjo (mensageiros divinos), e ainda: faz parte da formação do
vocábulo evangelho, que são mensagens bíblicas com a semântica voltada à
espiritualidade através da palavra falada ou escrita.
HIEROGLIFOS:
As escritas hieroglíficas são as
mais antigas das escritas propriamente ditas (por exemplo; a escrita
cuneiforme foi primeiramente hieroglífica até que certos
hieróglifos obtiveram um valor fonético) e se observam como uma transição entre
os pictogramas e os ideogramas No
século XII a.C. os egípcios já dispunham de um
eficiente sistema postal, sobretudo a partir da IXX dinastia, quando foi criado um serviço
permanente de correios. Os mensageiros realizavam o percurso a pé – mesmo os
mais longos, e repousavam em estações de pernoite distribuídas ao longo dos
"caminhos postais". Os encarregados das estações exerciam rigorosa
vigilância durante o repouso para garantir a pontualidade.
O texto a seguir revela carta
enviada pelo faraó Amenófis IV
do Egito
ao seu amigo Kadashman Kharbe, rei da Babilônia:
"Meu irmão Possas tu estar bem.
Tua casa, tuas mulheres, teus carros, tua terra, possam estar muito
bem. Eu estou bem e minha casa, minhas mulheres, meus filhos, meus nobres, meus
cavalos, meus carros, os guerreiros do meu exército estão bem e toda minha
terra vai muito bem."
Em 1888, camponeses encontraram entre as
ruínas da cidade de Amarna pranchetas de barro com inscrições
hieroglíficas. Os egiptólogos concluíram tratar-se de "cartas"
(gravadas em baixo-relevo sobre ladrilhos de cerâmica) que, geralmente,
continham introduções demasiado corteses e bem elaboradas. Carta de um príncipe
vassalo ao seu faraó: "Ao rei, meu senhor, meu deus, meu sol, sol do
céu, assim fala Yapakhi, o homem de Gazri, teu servo, pó de teus pés, servo de
teus cavalos; aos dois pés do rei meu senhor, meu deus, meu sol, sol do céu, eu
me prosterno sete vezes e sete vezes na verdade, com o ventre e as
costas."
PAPYRUS: A palavra papel vem do latim papyrus
e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo
no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as
folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6
mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A
forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios
inventaram o papiro.
COISA DA CHINA: O papel seria inventado na China 105
anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura
umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos
que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a
e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a
folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete
chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo. Somente 500 anos
depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças
aos monges budistas coreanos que lá estiveram.
CERÂMICA E ARGILA: Sendo que o papel só começou a ser
usado na Europa por volta do décimo século A.D., antes disso eram usados os
seguintes materiais para escrever: blocos de barro, ossos, pedras, tijolos de
barro, couro, vários metais, tabuinhas cobertas de cera ou gesso, óstraco
(cacos de vasos de barro), papiros e pergaminhos. Os museus do Velho Mundo
estão repletos destes incipientes materiais de escrita. Dos escritos em blocos
de pedra há documentos que se tornaram famosos pela antiguidade e conteúdo. Dentre
estes se destacam: o Código de Hamurábi, a Pedra de Roseta, a Pedra Moabita e a
Pedra de Siloé.
POMBO-CORREIO
MENSAGEIRO DA PAZ E DA GUERRA:
Centenas de pombos-correio foram usados durante a segunda
guerra para levar mensagens diretamente dos campos de batalha europeus para
casas e quartéis localizados em território britânico. Um pombo chamado Paddy foi
o primeiro a chegar à Inglaterra trazendo a notícia de que a invasão da
Normandia tinha alcançado bom êxito. Paddy foi um dos 32 pombos que receberam a
Medalha Diockin – equivalente à Victoria Cross – por bravura. Com efeito, mais
medalhas foram dadas a pombos do que a qualquer outro animal que tenha
participado de combates. Um sem- números de pombos conseguiram atravessar o mar
e entregar suas mensagens, salvando a vida de milhares de durante os tempos da
guerra. É triste que hoje sua contribuição em ambas as guerras mundiais tenha
sido largamente esquecida e que os pombos agora sejam vistos como uma praga a
ser extirpada.
Remetendo a bons
significados, provados por suas origens léxicas e ligações mitológicas acerca
do significado, até hoje, tão popularizado, tornando-se um meio de dizer como
se gosta de alguém.
MENSAGENS DO ALEM: A
leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos
a serem estudados. Porém, tem-se observado não ser tão simples jogar o tarô,
como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos devem
seguir um longo estudo para uma leitura séria de tarô, cada qual dentro de seu
contexto. Num processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o
ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia.
FUMAÇA:
Nos filmes de velho oeste,
os produtores mostravam os americanos nativos como mestres da comunicação com
sinais de fumaça. Isso pode ter rendido filmes interessantes, mas a realidade
sobre a maneira como eram usados os sinais de fumaça não é tão complexa. Eles
eram sistemas de mensagens simples usados para enviar transmissões básicas para
longas distâncias.
Uma
desvantagem dos sinais de fumaça era que o inimigo também podia vê-los. Por
essa razão, não existia um único código para as transmissões e cada tribo tinha
seu próprio sistema. O significado da mensagem era pré-determinado e conhecido
somente pelo remetente e pelo destinatário do sinal. Uma tribo podia enviar uma
mensagem informando que o inimigo estava próximo ou que uma doença havia
abalado o acampamento. Esse sistema também podia ser utilizado para anunciar o
resultado de uma batalha ou para pedir reforços. Para enviar sinais sobre
longas distâncias, as tribos montavam um conjunto de fogueiras para confirmar a mensagem.
Os
americanos nativos não foram os únicos a utilizar sinais de fumaça para se
comunicar. Soldados chineses posicionados ao longo da Grande Muralha da China usavam sinais de fumaça para transmitir mensagens de ataque
iminente de uma torre de observação para a outra. Eles usavam uma mistura de
esterco de lobo, salitre e enxofre para criar uma fumaça densa facilmente vista
à distância. Passando a mensagem de torre a torre, eles eram capazes de levar à
informação a até cerca de 482 quilômetros de distância em apenas algumas horas.
CORREIOS: (2400 A.C.):
De origem egípcia, o correio é o primeiro aparelho
sistematizado de propagação de documentos escritos – as cartas. Antigamente, utilizado pelos
mensageiros dos faraós a fim de propalar decretos, o correio é responsável
hoje, pela entrega de “papeladas” e encomendas, apesar de estar sendo
gradativamente substituído por outros meios de comunicação inovadores e
práticos.
TELEGRAFO DE TOCHAS (1300
A.C.):
Código: emissão de luz proveniente de tochas.
Utilização: em meados
do ano 1300 A.C., este código fora utilizado pela primeira vez para anunciar
que Tróia havia sido derrotada por Esparta.
TELÉGRAFO DE TAMBORES:
(aprox. 529 A.C.):
Código: propagação de sons a longas distancia através do rufar de
tambores
Utilização: troca de mensagens entre povoações vizinhas
ORIGEM DA
MARATONA: O ano era 490 a.C., os
gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de
levar a boa notícia até a cidade de Atenas. Ele correu aproximadamente 35 km da
planície da Maratona até Atenas e ao chegar só teve fôlego
de anunciar "vencemos" e caiu morto!
MARATONA: É o nome de uma corrida realizada nos dias de
hoje na distância oficial de 42.195 km, normalmente em ruas e estradas. Única
modalidade esportiva que se originou de uma lenda.
TELÉGRAFO DE FUMO (150 D.C.):
Código: transmissão de mensagens através da fumaça da queima
do fumo
Utilização: fora uns dos principais meios de comunicação do
grandioso império romano durante o século II
TELÉGRAFO: É um sistema que foi criado no
século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro,
através de grandes distâncias.
Os
telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma
confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código
Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel
Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O
telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos
XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até
mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
TELEFAX: (séc.
XX – anos 70):
Apesar
da idéia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância ter sido
patenteada em 1843, o primeiro protótipo do tal aparelho só fora produzido em
1926.
Após mais algumas tentativas, o famigerado fax
fora finalmente produzido em grande escala a partir de 1973.
O grande sucesso do fax devesse principalmente
sobre sua grande vantagem sobre os correios, visto que a transferência de
documentos do primeiro é mais garantida, além de ser quase instantânea
CELULAR: (final séc. XX –
anos 80 em diante):
O aparelho de comunicação móvel foi patenteado em 1940, e sua mobilidade
foi planejada visando a não interceptação das freqüências das ligações.
Em 1956, a Ericsson desenvolveu o primeiro
celular, que pesava nada menos que 40 kg, sendo projetado para ser instalado em
porta malas de carros.
Em 1973, a Motorola produziu um modelo muito
prosaico, que tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca
de 1 kg.
Em 1979, no Japão e na Suécia, o telefone entrou
em operação e em 1983, começou nos Estados Unidos.
Em 1989, existiam 4 milhões do assinantes do
serviço móvel em todo o mundo. Atualmente esse número se aproxima dos 7
bilhões, praticamente o número de habitantes do nosso planeta.
INTERNET:
(séc. XX):
Arquitetada com objetivos militares,
em plena guerra fria, a rede mundial de computadores também foi um importante
meio de comunicação acadêmico, além de ser utilizado por empresas que visavam
facilitar a comunicação entre seus funcionários.
A partir da década de 90, a internet passou a ser difundida e, a criação de
navegadores, provedores, jogos, salas de bate-papo e etc. tornou-se muito
popular.
Em 2006, irradiou-se a febre das redes sociais e de outras ferramentas de
comunicação on-line, como o Skype e o “finado” MSN.
Atualmente a internet e indispensável para os seus 2,7 bilhões de usuários,
dominando praticamente todos os segmentos de nossas vidas, como: trabalho,
estudos, comunicação com familiares e amigos, além de ser um grande portal de
notícias.
Os meios de comunicação e a sua
própria evolução são importantes, pois os levam a refletir sobre a nossa
própria evolução. É certo que se fizermos uma análise consciente da forma como
os meios de comunicação têm vindo a evolui de dia para dia, podemos admitir que
isso só acontece porque o ser humano também tem vindo a evoluir graças aos
estudos e pesquisas que elabora, o que garante também um avanço na área da
tecnologia que por sua vez irá criar condições para a melhoria e avanço das
necessidades e do bem estar do Ser Humano.
Tendo em conta esta perspectiva de evolução, e
a importância de comunicação, o ser Humano valoriza e por isso investe nos
meios de comunicação, pois este são considerados artifícios que permitem a
comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de
informações. E esta é a verdadeira importância dos meios de comunicação. Trouxeram
hoje ainda maiores a facilidade de se transmitir sentimentos afetuosos a
outrem, como mensagens de amor, agradecimento e várias outras mensagens
positivas. Tornando-se um meio de se dizer como gosta de alguém. A necessidade
de comunicação sempre existiu, passando por diversas históricas, mas
invariavelmente
Vivemos em um mundo eletrônico sem sombra de dúvidas. Hoje, aquele velho
ditado do antigo e esquecido apresentador de TV, Chacrinha, é a mais pura
realidade: quem não se comunica se estrumbica.
G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE
DE OLARIA.
Regulamento CONCURSO SAMBA
DE ENREDO 2017
TEMA: Sou
Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro da Paz.
1 - DO EVENTO:
1.1 -
O evento "Concurso Samba de Enredo 2017" é um concurso promovido pelo
Grêmio Recreativo Escola de Samba MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, inscrita sob CNPJ número 03.822.287/0001-23, com sede na Rua
Horacio Santana, 385 – Olaria, Guarapari / ES.
1.2 -
O Concurso destina-se a escolher, na forma deste Regulamento, dentre aqueles
validamente inscritos, o samba de enredo que o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA levará para a Avenida no seu
desfile do Carnaval 2017.
1.3 -
O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA
disponibilizará a SINOPSE DO ENREDO e REGULAMENTO para o Carnaval 2017 aos
compositores interessados em participar do concurso.
2 - DAS INSCRIÇÕES:
2.1 – As inscrições poderão ser realizadas do dia 05 de
Novembro até o dia 11 de Dezembro de 2016.
2.2- Não será cobrada qualquer taxa de
inscrição para a participação no concurso.
2.3 – A data máxima para entrega dos sambas concorrentes será até o dia
11 de dezembro (Domingo) uma hora antes do sorteio para a apresentação,
obrigatório gravação de áudio com no mínimo cavaquinho e voz, CD gravado ou
outro tipo de mídia com samba enredo e 05 cópias digitadas, sendo fiel ao áudio.
2.4 – Os sambas citados no item 2.3, deverão ser entregues aos
representantes: Paulo Alochio (Presidente), Pedro Ribeiro (vice-presidente),
Edson (carnavalesco) e Camila Simões, Carlos Simões (Comissão de carnaval) que
hoje compõem a Comissão do Concurso.
2.5 – Cada composição poderá ter no máximo 03 (cinco) compositores. A
participação máxima de cada compositor será em 02 (dois) sambas.
2.6 – O compositor que alterar a letra do samba ou a melodia após a
entrega terá sua obra automaticamente eliminada.
2.7 - O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA não se responsabiliza por
quaisquer despesas que o compositor venha a ter relativas à sua participação no
concurso.
2.8 - A participação na reunião
de entrega da inscrição e sambas é de suma importância para detalhar o evento e
pontos obrigatórios no samba.
2.9
3 - DOS COMPOSITORES:
3.1 -
As composições apresentadas para a inscrição
deverão ser inéditas, tanto na harmonia musical, como na letra, não podendo
conter plágios e adaptações.
3.2 - Os compositores e o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA reconhece
expressamente serem coautores da composição, em virtude da mesma ser Obra de
Encomenda.
3.3 - Os compositores
desde já autorizam o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA na condição de coautor,
a modificar ou alterar letra ou melodia do samba de enredo, para adaptá-la à
Sinopse e/ou ao desfile.
3.4 - Ressalvado
o trabalho de criação do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, como coautor, os
compositores, em caráter pessoal, responsabiliza-se civil e criminalmente pela
originalidade e paternidade da composição, em todos os seus aspectos, assumindo
a obrigação de manter o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, a todo tempo, a
salvo de quaisquer reclamações de terceiros a esse respeito, bem como de indenizá-los
pelas perdas e danos.
4 – DAS APRESENTAÇÕES:
4.1 -
O evento "Concurso Samba de Enredo 2017" será efetuado em etapa única, a ser realizada no dia 11 de
Dezembro de 2016:
4.2-
A apresentação dos sambas será realizada no Siribeira Iate Clube.
4.3-
A ordem de apresentação dos sambas concorrente será dada através de sorteio 30
minutos antes da apresentação. Todos os sambas concorrentes ficam obrigados a
se apresentarem ou serão automaticamente eliminados.
4.4-
Os compositores, músicos e interpretes deverão trajar roupas adequadas, para
maior brilhantismo da disputa. Não será permitida a apresentação de bermudas,
shorts, camisetas sem manga, chinelos ou similares.
E
harmonia musical em toda a apresentação.
4.5- Os
compositores, músicos e interpretes que se envolverem em brigas ou agirem de
forma que venham a denegrir a imagem da Agremiação e da Ala dos Compositores será
eliminado do concurso juntamente com o samba enredo.
4.6- IMPORTANTE:
Qualquer manifestação da torcida será de responsabilidade dos compositores de
cada samba enredo.
4.7- A
escolha do samba enredo vencedor será feita pela Diretoria da Agremiação e
comissão indicada pela mesma respeitando os critérios citados no item 4.10 e o enredo apresentado.
4.8 –
Cada samba no momento de sua apresentação poderá ser cantado duas vezes com
cavaco e voz e duas vezes com acompanhamento da bateria.
4.9 – Não
será permitido nenhum tipo de alusivo antes do samba. O mesmo será interrompido
se ocorrer.
4.10 - Dos critérios a serem analisados:
I
- O Samba de Enredo é a
ilustração poética e melódica do Enredo. Sua letra se refere ao Enredo
apresentado pela Escola de Samba, devendo, por conseguinte, haver
compatibilidade entre o tema e a letra.
II -
Os Sambas de Enredo possuem estilos característicos e versejar próprios, a
mesma medida que não deverá ser julgado como peça erudita, mas como expressão
de linguagem popular, não lhes devendo ser exigidos esquemas fixos de métrica e
rima.
III
- O Samba de Enredo poderá ainda
ser descritivo e/ou interpretativo. Descritivo é aquele que relata
minuciosamente o enredo. Interpretativo é aquele que conta o Enredo sem
fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente, a ideia e o espírito das
principais passagens do Enredo.
4.11
- O vencedor será conhecido e divulgado em até 07 dias após o dia das
apresentações do dia 11 de Dezembro.
5 - DOS DIREITOS:
5.1 -
Declarado vencedor, o Samba passará a ser
propriedade do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA.
5.2 -
O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA terá
direito, independente de qualquer autorização dos compositores, apresentar-se
com a composição e executá-la no desfile oficial e em qualquer outro evento
(sempre com intérpretes e músicos livremente escolhidos pela Escola), ensaios,
bailes, festas e promoções patrocinadas pela Escola; ocorram tais eventos, na
sede da escola ou em outros locais, tenham eles fins lucrativos ou não.
5.3 – Caberá única
e exclusivamente a escola o direito de explorar comercialmente a composição,
direta ou indiretamente, por si ou por intermédio de terceiros, relativamente
aos eventos compreendidos no item acima, inclusive no tocante ao
televisionamento, à radiodifusão, à cinematografia (através de todo e qualquer
processo, inclusive videotape, videocassete e internet), venda de ingressos,
impressão gráfica em qualquer suporte (inclusive revistas e folhetos
promocionais ou não), divulgação, propaganda, merchandising e etc, obedecidos desde já os critérios e limites da Lei.
6 - DO PRÊMIO AOS VENCEDORES:
6.1
- O
primeiro colocado receberá como premiação um troféu de honra ao mérito.
6.2
- Não haverá premiação ou nomeação aos demais.
7 - CONSIDERAÇÕES GERAIS:
7.1 -
O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou
cancelado, sem aviso prévio, a qualquer tempo por motivo de força maior ou por
qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da
Realizadora e que comprometa o Concurso de forma a impedir ou modificar
substancialmente a condução deste como originalmente planejado.
7.2 -
Neste caso será providenciada a comunicação aos participantes, com a
antecedência necessária, ficando determinado, ainda, que não haverá a devolução
de qualquer material eventualmente já enviado nem qualquer montante em dinheiro
referente a gastos que os compositores por ventura possam ter tido com este
concurso.
7.3 -
Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento
serão julgadas e decididas de forma soberana pela Diretoria Executiva do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA.
7.4 -
De suas decisões não caberá recurso, sendo as mesmas comunicadas ao
participante interessado diretamente. Poderá ainda a Diretoria Executiva, caso
julgue necessário, como forma de esclarecimento aos demais participantes,
comunicá-los, pelos meios que julgar necessários, das decisões tomadas.
7.5 –
assim este documento em única via todos os compositores participantes e
diretores do G.R.E.S. Mocidade Alegre de Olaria.
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