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15 de novembro de 2016

Mocidade Apresenta Enredo do Carnaval 2017


Ao completar 37 anos, a Mocidade Alegre de Olaria faz entoar o Espírito Guerreiro de sua bateria para levar uma mensagem de amor e esperança e saudar o grande carnaval que empolga a avenida. 
Guarapari belas praias e montanhas, cercado de berçários naturais em seus belos manguezais. Seduzida pelo calor desse povo cantei e entoei versos e prosas para agradecer e homenagear  este povo lutador, “Viver um sonho lindo que eu vivi...”.. Foi então que a Mocidade Alegre de Olaria despontou na Cidade Saúde como a primeira Escola de Samba da Cidade de Guarapari. 
Com essas palavras, a cúpula da Mocidade encerra a sinopse para o Carnaval 2017, que irá abordar os meios de comunicação, desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os dias atuais com o avanço da Internet, com o enredo: "Sou Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro da Paz".
Confira abaixo, a sinopse para 2017 e, em seguida, o Regulamento para o Concurso de Sambas Enredo que irá acontecer no dia 11 de dezembro.

Sou Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro da Paz.
PRESIDENTE: PAULO ALOCHIO
VICE PRESIDENTE: PEDRO RIBEIRO
CARNAVALESCO: EDSON JUNIOR

INTRODUÇÃO:
Atualmente, com os avanços dos meios de comunicação, utiliza-se cada vez mais, mensagens, como forma de expressão de sentimentos. Porém a prática de adoção de um código para se comunicar é milenar e se adéqua a própria necessidade de comunicação humana; nas mitologias diversas, sempre existiram explicações e conotações benéficas às mensagens, basta recordar o deus Hermes da mitologia grega, que tem seu significado arquetípico ligado ao mensageiro direto do próprio deus dominante Zeus, assim como a deusa Iris que transmite mensagens aos mortais.
E ainda, na mitologia hebraico-cristã, utiliza-se a imagem do anjo Gabriel para a comunicação mais direta e benéfica de Deus com os mortais, como para Alah e Maria, mãe de Cristo. Para a explicação da origem da palavra mensagem, seu significado, assim como a difusão destas para a expressão de sentimentos ligados a amor e bem-querer.

ANGELION MENSAGEIROS DIVINOS: A origem da palavra mensagem remete ao grego utilizado no novo testamento, com influência de léxicos hebraico-mesopotâmicos, sendo a palavra “angelion”, caindo assim no mesmo campo léxico de anjo (mensageiros divinos), e ainda: faz parte da formação do vocábulo evangelho, que são mensagens bíblicas com a semântica voltada à espiritualidade através da palavra falada ou escrita.

HIEROGLIFOS: As escritas hieroglíficas são as mais antigas das escritas propriamente ditas (por exemplo; a escrita cuneiforme foi primeiramente hieroglífica até que certos hieróglifos obtiveram um valor fonético) e se observam como uma transição entre os pictogramas e os ideogramas No século XII a.C. os egípcios já dispunham de um eficiente sistema postal, sobretudo a partir da IXX dinastia, quando foi criado um serviço permanente de correios. Os mensageiros realizavam o percurso a pé – mesmo os mais longos, e repousavam em estações de pernoite distribuídas ao longo dos "caminhos postais". Os encarregados das estações exerciam rigorosa vigilância durante o repouso para garantir a pontualidade.
O texto a seguir revela carta enviada pelo faraó Amenófis IV do Egito ao seu amigo Kadashman Kharbe, rei da Babilônia: "Meu irmão Possas tu estar bem. Tua casa, tuas mulheres, teus carros, tua terra, possam estar muito bem. Eu estou bem e minha casa, minhas mulheres, meus filhos, meus nobres, meus cavalos, meus carros, os guerreiros do meu exército estão bem e toda minha terra vai muito bem."
Em 1888, camponeses encontraram entre as ruínas da cidade de Amarna pranchetas de barro com inscrições hieroglíficas. Os egiptólogos concluíram tratar-se de "cartas" (gravadas em baixo-relevo sobre ladrilhos de cerâmica) que, geralmente, continham introduções demasiado corteses e bem elaboradas. Carta de um príncipe vassalo ao seu faraó: "Ao rei, meu senhor, meu deus, meu sol, sol do céu, assim fala Yapakhi, o homem de Gazri, teu servo, pó de teus pés, servo de teus cavalos; aos dois pés do rei meu senhor, meu deus, meu sol, sol do céu, eu me prosterno sete vezes e sete vezes na verdade, com o ventre e as costas."

PAPYRUS: A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.

COISA DA CHINA: O papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo. Somente 500 anos depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças aos monges budistas coreanos que lá estiveram.   

CERÂMICA E ARGILA: Sendo que o papel só começou a ser usado na Europa por volta do décimo século A.D., antes disso eram usados os seguintes materiais para escrever: blocos de barro, ossos, pedras, tijolos de barro, couro, vários metais, tabuinhas cobertas de cera ou gesso, óstraco (cacos de vasos de barro), papiros e pergaminhos. Os museus do Velho Mundo estão repletos destes incipientes materiais de escrita. Dos escritos em blocos de pedra há documentos que se tornaram famosos pela antiguidade e conteúdo. Dentre estes se destacam: o Código de Hamurábi, a Pedra de Roseta, a Pedra Moabita e a Pedra de Siloé.

POMBO-CORREIO MENSAGEIRO DA PAZ E DA GUERRA:
Centenas de pombos-correio foram usados durante a segunda guerra para levar mensagens diretamente dos campos de batalha europeus para casas e quartéis localizados em território britânico. Um pombo chamado Paddy foi o primeiro a chegar à Inglaterra trazendo a notícia de que a invasão da Normandia tinha alcançado bom êxito. Paddy foi um dos 32 pombos que receberam a Medalha Diockin – equivalente à Victoria Cross – por bravura. Com efeito, mais medalhas foram dadas a pombos do que a qualquer outro animal que tenha participado de combates. Um sem- números de pombos conseguiram atravessar o mar e entregar suas mensagens, salvando a vida de milhares de durante os tempos da guerra. É triste que hoje sua contribuição em ambas as guerras mundiais tenha sido largamente esquecida e que os pombos agora sejam vistos como uma praga a ser extirpada.
Remetendo a bons significados, provados por suas origens léxicas e ligações mitológicas acerca do significado, até hoje, tão popularizado, tornando-se um meio de dizer como se gosta de alguém.

MENSAGENS DO ALEM: A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, tem-se observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos devem seguir um longo estudo para uma leitura séria de tarô, cada qual dentro de seu contexto. Num processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia.

FUMAÇA:
Nos filmes de velho oeste, os produtores mostravam os americanos nativos como mestres da comunicação com sinais de fumaça. Isso pode ter rendido filmes interessantes, mas a realidade sobre a maneira como eram usados os sinais de fumaça não é tão complexa. Eles eram sistemas de mensagens simples usados para enviar transmissões básicas para longas distâncias.
Uma desvantagem dos sinais de fumaça era que o inimigo também podia vê-los. Por essa razão, não existia um único código para as transmissões e cada tribo tinha seu próprio sistema. O significado da mensagem era pré-determinado e conhecido somente pelo remetente e pelo destinatário do sinal. Uma tribo podia enviar uma mensagem informando que o inimigo estava próximo ou que uma doença havia abalado o acampamento. Esse sistema também podia ser utilizado para anunciar o resultado de uma batalha ou para pedir reforços. Para enviar sinais sobre longas distâncias, as tribos montavam um conjunto de fogueiras para confirmar a mensagem.
Os americanos nativos não foram os únicos a utilizar sinais de fumaça para se comunicar. Soldados chineses posicionados ao longo da Grande Muralha da China usavam sinais de fumaça para transmitir mensagens de ataque iminente de uma torre de observação para a outra. Eles usavam uma mistura de esterco de lobo, salitre e enxofre para criar uma fumaça densa facilmente vista à distância. Passando a mensagem de torre a torre, eles eram capazes de levar à informação a até cerca de 482 quilômetros de distância em apenas algumas horas.

CORREIOS: (2400 A.C.):
De origem egípcia, o correio é o primeiro aparelho sistematizado de propagação de documentos escritos – as cartas. Antigamente, utilizado pelos mensageiros dos faraós a fim de propalar decretos, o correio é responsável hoje, pela entrega de “papeladas” e encomendas, apesar de estar sendo gradativamente substituído por outros meios de comunicação inovadores e práticos.


TELEGRAFO DE TOCHAS (1300 A.C.): 
Código: emissão de luz proveniente de tochas.
Utilização: em meados do ano 1300 A.C., este código fora utilizado pela primeira vez para anunciar que Tróia havia sido derrotada por Esparta.


TELÉGRAFO DE TAMBORES: (aprox. 529 A.C.):
Código: propagação de sons a longas distancia através do rufar de tambores
Utilização: troca de mensagens entre povoações vizinhas


ORIGEM DA MARATONA: O ano era 490 a.C., os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas. Ele correu aproximadamente 35 km da planície da Maratona até Atenas e ao chegar só teve fôlego de anunciar "vencemos" e caiu morto!
MARATONA: É o nome de uma corrida realizada nos dias de hoje na distância oficial de 42.195 km, normalmente em ruas e estradas. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda.

TELÉGRAFO DE FUMO (150 D.C.):
Código: transmissão de mensagens através da fumaça da queima do fumo
Utilização: fora uns dos principais meios de comunicação do grandioso império romano durante o século II


TELÉGRAFO: É um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.

TELEFAX: (séc. XX – anos 70):
Apesar da idéia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância ter sido patenteada em 1843, o primeiro protótipo do tal aparelho só fora produzido em 1926.
Após mais algumas tentativas, o famigerado fax fora finalmente produzido em grande escala a partir de 1973.
O grande sucesso do fax devesse principalmente sobre sua grande vantagem sobre os correios, visto que a transferência de documentos do primeiro é mais garantida, além de ser quase instantânea


CELULAR: (final séc. XX – anos 80 em diante):
O aparelho de comunicação móvel foi patenteado em 1940, e sua mobilidade foi planejada visando a não interceptação das freqüências das ligações.
Em 1956, a Ericsson desenvolveu o primeiro celular, que pesava nada menos que 40 kg, sendo projetado para ser instalado em porta malas de carros.
Em 1973, a Motorola produziu um modelo muito prosaico, que tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 kg.
Em 1979, no Japão e na Suécia, o telefone entrou em operação e em 1983, começou nos Estados Unidos.
Em 1989, existiam 4 milhões do assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Atualmente esse número se aproxima dos 7 bilhões, praticamente o número de habitantes do nosso planeta.


INTERNET: (séc. XX):
Arquitetada com objetivos militares, em plena guerra fria, a rede mundial de computadores também foi um importante meio de comunicação acadêmico, além de ser utilizado por empresas que visavam facilitar a comunicação entre seus funcionários.
A partir da década de 90, a internet passou a ser difundida e, a criação de navegadores, provedores, jogos, salas de bate-papo e etc. tornou-se muito popular.
Em 2006, irradiou-se a febre das redes sociais e de outras ferramentas de comunicação on-line, como o Skype e o “finado” MSN.
Atualmente a internet e indispensável para os seus 2,7 bilhões de usuários, dominando praticamente todos os segmentos de nossas vidas, como: trabalho, estudos, comunicação com familiares e amigos, além de ser um grande portal de notícias.
Os meios de comunicação e a sua própria evolução são importantes, pois os levam a refletir sobre a nossa própria evolução. É certo que se fizermos uma análise consciente da forma como os meios de comunicação têm vindo a evolui de dia para dia, podemos admitir que isso só acontece porque o ser humano também tem vindo a evoluir graças aos estudos e pesquisas que elabora, o que garante também um avanço na área da tecnologia que por sua vez irá criar condições para a melhoria e avanço das necessidades e do bem estar do Ser Humano.

Tendo em conta esta perspectiva de evolução, e a importância de comunicação, o ser Humano valoriza e por isso investe nos meios de comunicação, pois este são considerados artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. E esta é a verdadeira importância dos meios de comunicação. Trouxeram hoje ainda maiores a facilidade de se transmitir sentimentos afetuosos a outrem, como mensagens de amor, agradecimento e várias outras mensagens positivas. Tornando-se um meio de se dizer como gosta de alguém. A necessidade de comunicação sempre existiu, passando por diversas históricas, mas invariavelmente

Vivemos em um mundo eletrônico sem sombra de dúvidas. Hoje, aquele velho ditado do antigo e esquecido apresentador de TV, Chacrinha, é a mais pura realidade: quem não se comunica se estrumbica.

  
G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA.
Regulamento CONCURSO SAMBA DE ENREDO 2017
TEMA: Sou Mensageiro do Amor, Sou Mocidade, Guerreiro da Paz.

1 - DO EVENTO:
            1.1 - O evento "Concurso Samba de Enredo 2017" é um concurso promovido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, inscrita sob CNPJ número 03.822.287/0001-23, com sede na Rua Horacio Santana, 385 – Olaria, Guarapari / ES.
            1.2 - O Concurso destina-se a escolher, na forma deste Regulamento, dentre aqueles validamente inscritos, o samba de enredo que o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA levará para a Avenida no seu desfile do Carnaval 2017.
            1.3 - O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA disponibilizará a SINOPSE DO ENREDO e REGULAMENTO para o Carnaval 2017 aos compositores interessados em participar do concurso.

2 - DAS INSCRIÇÕES:
2.1  – As inscrições poderão ser realizadas do dia 05 de Novembro até o dia 11 de Dezembro de 2016. 
2.2- Não será cobrada qualquer taxa de inscrição para a participação no concurso.
2.3  – A data máxima para entrega dos sambas concorrentes será até o dia 11 de dezembro (Domingo) uma hora antes do sorteio para a apresentação, obrigatório gravação de áudio com no mínimo cavaquinho e voz, CD gravado ou outro tipo de mídia com samba enredo e 05 cópias digitadas, sendo fiel ao áudio.
2.4  – Os sambas citados no item 2.3, deverão ser entregues aos representantes: Paulo Alochio (Presidente), Pedro Ribeiro (vice-presidente), Edson (carnavalesco) e Camila Simões, Carlos Simões (Comissão de carnaval) que hoje compõem a Comissão do Concurso.
2.5  – Cada composição poderá ter no máximo 03 (cinco) compositores. A participação máxima de cada compositor será em 02 (dois) sambas.
2.6  – O compositor que alterar a letra do samba ou a melodia após a entrega terá sua obra automaticamente eliminada.
2.7  - O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA não se responsabiliza por quaisquer despesas que o compositor venha a ter relativas à sua participação no concurso.
2.8   - A participação na reunião de entrega da inscrição e sambas é de suma importância para detalhar o evento e pontos obrigatórios no samba.
2.9   
3 - DOS COMPOSITORES:
            3.1 - As composições apresentadas para a inscrição deverão ser inéditas, tanto na harmonia musical, como na letra, não podendo conter plágios e adaptações.
3.2 - Os compositores e o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA reconhece expressamente serem coautores da composição, em virtude da mesma ser Obra de Encomenda.
            3.3 - Os compositores desde já autorizam o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA na condição de coautor, a modificar ou alterar letra ou melodia do samba de enredo, para adaptá-la à Sinopse e/ou ao desfile.
            3.4 - Ressalvado o trabalho de criação do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, como coautor, os compositores, em caráter pessoal, responsabiliza-se civil e criminalmente pela originalidade e paternidade da composição, em todos os seus aspectos, assumindo a obrigação de manter o G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA, a todo tempo, a salvo de quaisquer reclamações de terceiros a esse respeito, bem como de indenizá-los pelas perdas e danos.    

4 – DAS APRESENTAÇÕES:
            4.1 - O evento "Concurso Samba de Enredo 2017" será efetuado em etapa única, a ser realizada no dia 11 de Dezembro de 2016:
            4.2- A apresentação dos sambas será realizada no Siribeira Iate Clube.
            4.3- A ordem de apresentação dos sambas concorrente será dada através de sorteio 30 minutos antes da apresentação. Todos os sambas concorrentes ficam obrigados a se apresentarem ou serão automaticamente eliminados.
            4.4- Os compositores, músicos e interpretes deverão trajar roupas adequadas, para maior brilhantismo da disputa. Não será permitida a apresentação de bermudas, shorts, camisetas sem manga, chinelos ou similares.
            E harmonia musical em toda a apresentação.
4.5- Os compositores, músicos e interpretes que se envolverem em brigas ou agirem de forma que venham a denegrir a imagem da Agremiação e da Ala dos Compositores será eliminado do concurso juntamente com o samba enredo.
4.6- IMPORTANTE: Qualquer manifestação da torcida será de responsabilidade dos compositores de cada samba enredo.
4.7- A escolha do samba enredo vencedor será feita pela Diretoria da Agremiação e comissão indicada pela mesma respeitando os critérios citados no  item 4.10 e o enredo apresentado.

4.8 – Cada samba no momento de sua apresentação poderá ser cantado duas vezes com cavaco e voz e duas vezes com acompanhamento da bateria.
4.9 – Não será permitido nenhum tipo de alusivo antes do samba. O mesmo será interrompido se ocorrer.
           
4.10 - Dos critérios a serem analisados:
            I - O Samba de Enredo é a ilustração poética e melódica do Enredo. Sua letra se refere ao Enredo apresentado pela Escola de Samba, devendo, por conseguinte, haver compatibilidade entre o tema e a letra.
            II - Os Sambas de Enredo possuem estilos característicos e versejar próprios, a mesma medida que não deverá ser julgado como peça erudita, mas como expressão de linguagem popular, não lhes devendo ser exigidos esquemas fixos de métrica e rima.
            III - O Samba de Enredo poderá ainda ser descritivo e/ou interpretativo. Descritivo é aquele que relata minuciosamente o enredo. Interpretativo é aquele que conta o Enredo sem fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente, a ideia e o espírito das principais passagens do Enredo.
            4.11 - O vencedor será conhecido e divulgado em até 07 dias após o dia das apresentações do dia 11 de Dezembro.
5 - DOS DIREITOS:
            5.1 - Declarado vencedor, o Samba passará a ser propriedade do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA.
            5.2 - O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA terá direito, independente de qualquer autorização dos compositores, apresentar-se com a composição e executá-la no desfile oficial e em qualquer outro evento (sempre com intérpretes e músicos livremente escolhidos pela Escola), ensaios, bailes, festas e promoções patrocinadas pela Escola; ocorram tais eventos, na sede da escola ou em outros locais, tenham eles fins lucrativos ou não.
           

5.3 – Caberá única e exclusivamente a escola o direito de explorar comercialmente a composição, direta ou indiretamente, por si ou por intermédio de terceiros, relativamente aos eventos compreendidos no item acima, inclusive no tocante ao televisionamento, à radiodifusão, à cinematografia (através de todo e qualquer processo, inclusive videotape, videocassete e internet), venda de ingressos, impressão gráfica em qualquer suporte (inclusive revistas e folhetos promocionais ou não), divulgação, propaganda, merchandising e etc, obedecidos desde já os critérios e limites da Lei.

6 - DO PRÊMIO AOS VENCEDORES:
6.1  - O primeiro colocado receberá como premiação um troféu de honra ao mérito.
6.2   - Não haverá premiação ou nomeação aos demais.

7 - CONSIDERAÇÕES GERAIS:
            7.1 - O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, a qualquer tempo por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da Realizadora e que comprometa o Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução deste como originalmente planejado.
            7.2 - Neste caso será providenciada a comunicação aos participantes, com a antecedência necessária, ficando determinado, ainda, que não haverá a devolução de qualquer material eventualmente já enviado nem qualquer montante em dinheiro referente a gastos que os compositores por ventura possam ter tido com este concurso.
            7.3 - Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana pela Diretoria Executiva do G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA.
            7.4 - De suas decisões não caberá recurso, sendo as mesmas comunicadas ao participante interessado diretamente. Poderá ainda a Diretoria Executiva, caso julgue necessário, como forma de esclarecimento aos demais participantes, comunicá-los, pelos meios que julgar necessários, das decisões tomadas.
            7.5 – assim este documento em única via todos os compositores participantes e diretores do G.R.E.S. Mocidade Alegre de Olaria.

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