Páginas

19 de julho de 2012

Mais Um Grande Filme em Cartaz, A Escola Órfã

Sinopse:
Depois de um desfile, os foliões da cidade vêem sua esperança abalada. Assombrada por pesadelos, a comunidade sente que há um vazio em sua vida e não sabe como fazer para preenchê-lo. Mesmo com duas escolas de samba no páreo, a comunidade decide adotar uma escola já mais velha, para que possam passar a ela o amor que dariam às outras.
No orfanato, a Irmã Liges Becê explica que não é tão comum a adoção de agremiações mais velhas, mas que não há problemas em fazer isto. Logo, a comunidade se encanta pela talentosa Escola Órfã, de 33 anos. Isolada das outras, A Escola Órfã se mostra diferente da maioria, mas com uma inteligência muito superior à média. Com uma grande habilidade em pintar belos quadros e falar com clareza sobre os mais variados assuntos, a escolinha chama a atenção da comunidade, que decide adotá-la, e já a levam para a avenida.
A Escola Órfã se mostra uma criança bastante misteriosa, e enredos estranhos sempre acontecem quando ela não está presente. Ninguém desconfia da órfã. Depois de uma série de acidentes sofridos por aqueles que estão ao redor da Órfã, a comunidade acredita que pode descobrir quem é realmente a escola. Mas isto pode ser tarde demais.



Kisses For You!

Mas, não deixe de assistir outros filmes da série "Grande Prêmio do Cinema Guarapariense":

# Woodsguará, Onde Tudo Começou;
# Espelhos do Samba 2;
# Os Anos da JK, Uma Trajetória Carnavalesca.

18 de julho de 2012

Escola de Samba de Olaria Está Sem Presidente

A informação de que a Mocidade Alegre de Olaria, a escola de samba mais antiga de Guarapari, está atualmente sem Presidente está deixando muitos foliões e fãs da agremiação com um friozinho na espinha. Isto acontece porque o mandato de Tarcísio Ribeiro, que comandou a escola no carnaval de 2011 e 2012, terminou no mês de abril e, depois de três meses, a Mocidade continua sem uma Diretoria composta.
O Blog da Mocidade relatou as várias tentativas de Tarcísio em reunir os mais interessados na Escola a fim de eleger o novo Diretor Presidente e mostrou o que eu venho falando há muito tempo. Acho errado demais que um Presidente de Escola de Samba não tenha qualquer remuneração para ocupar o cargo.
Ora, desempenhar a dura tarefa de levar um desfile bonito para a avenida não é nada fácil e, sem bônus, fica mais difícil e mais desgastante ainda.
Os presidentes de escolas de samba de Guarapari acabam tendo que, muitas vezes, completar o orçamento da agremiação com recursos do próprio bolso, o que é algo muito chato, a meu ver. Sem falar no desgaste emocional, no prejuízo familiar e no enfraquecimento da saúde.
Como já diziam nossos avós, "amor não enche barriga de ninguém", a não ser em caso de gravidez. Por isso, penso que as escolas de samba de Guarapari deveriam rever seus estatutos e regimentos alterando a obrigatoriedade de "cargo sem remuneração" dos presidentes. Não compreendo porque só os carnavalescos e demais trabalhadores podem receber pagamentos...
Leia, na íntegra, a notícia divulgada no Blog da Mocidade:
"Mocidade Alegre Continua Sem Diretor Presidente"
"A notícia não é nada agradável, mas a verdade é que a escola de samba mais tradicional da Cidade Saúde está, desde abril, sem Diretoria Executiva.
A confirmação foi dada em tom de pesar por Tarcísio Ribeiro, o último presidente da agremiação.
Triste, Tarcísio relatou-nos que após várias tentativas frustradas para reunir os membros da Velha Guarda da escola de samba a fim de eleger o novo presidente, ficou desapontado com a falta de candidatos ao cargo.
Apesar da ampla divulgação que fez junto à comunidade e na internet, o ex-presidente, cujo mandato encerrou em abril - data de aniversário da Escola - revelou que nenhum interessado apareceu para registrar chapa até à data limite definida no Edital de Convocação (03 de julho). Mesmo assim, deu curso à reunião marcada para o dia 05 de julho na esperança de que algum amante da Escola surgisse no último minuto e se candidatasse à presidência. Infelizmente, isso não aconteceu e Tarcísio marcou nova reunião para o dia 17 de julho, porém sem sucesso. 
O problema da falta de presidente na Escola de Samba fica pior quando se percebe que isso provoca a falta de outros membros do alto escalão, tais como Vice, Tesoureiro e Secretário. Sem Diretoria composta, a agremiação teria que ser comandada pelo Conselho Deliberativo, mas até mesmo os membros do Conselho não se fizeram presentes nas reuniões marcadas por Tarcísio.
A esperança estaria novamente nas mãos de Pedro Ribeiro que tantas vezes comandou a Escola de Olaria, mas indagado pela redação do Blog sobre o fato, este teria dito que estava "muito cansado".
Sem Diretoria, a Mocidade Alegre de Olaria corre o risco de não desfilar em 2013 e, para que tal desastre não aconteça, é preciso que alguém estufe o peito o quanto antes e assuma o mais rápido possível a presidência, já que os trabalhos de barracão já deveriam ter iniciado em maio."

Boa Vista é a Campeã do Troféu Faisão de Ouro

A edição 2012 do Troféu Popular Faisão de Ouro, promovida pelo site Viva Samba , confirmou o campeonato das Escolas de Samba de Vitória.
Assim como no ano passado, quando a Mocidade Unida da Glória foi a grande vencedora do Carnaval Capixaba de 2011, o voto popular elegeu também a escola de Cariacica como a favorita na opinião dos foliões.
A entrega do troféu Faisão de Ouro, marcada para o dia 28 de julho, será mais uma vez no Teatro Carlos Gomes com entrada franca.
Paulo Balbino, que em 2012 ganhou também o troféu Tamborim de Ouro, foi eleito mais uma vez o Melhor Carnavalesco deste ano pela assinatura da Unidos da Piedade, que ficou em segundo lugar na lista das escolas mais premiadas.
Já a MUG, no entanto, ganhou apenas dois troféus, ao lado da também vilavelhense São Torquato e Andaraí.
O site Viva Samba também entregará troféus especiais na mesma noite. Duas rainhas de bateria e Presidente de Escola Hour Concour.
Visite o Site Viva Samba e confira as fotos dos premiados de 2012.
Abaixo, o quadro dos vencedores de 2012:

11 de julho de 2012

Mocidade Alegre de Olaria e Rogerinho Juntos em Solidariedade

Em agosto, no dia 18, a Mocidade Alegre de Olaria em parceria com Rogerinho do Cavaco estará promovendo a noite "Solidariedade dá Samba", no Campo do Aliança.
A festa beneficente será em favor da Casa Servo de Deus, uma instituição de apoio às pessoas que vivem com HIV/Aids e também de jovens em exclusão social. A entrada será 01 kg de arroz, ou açúcar, ou feijão, ou 01 litro de leite ou uma lata de óleo.
A Casa Servo de Deus, foi criada em 1994 junto à comunidade da Igreja Católica.
Residindo em Guarapari - ES, a Entidade nasceu permeada por dois sonhos: o primeiro já está circunscrito no próprio nome, pois trata-se de uma homenagem da fundadora, a psicóloga Hélia Mara de Deus,  a seu pai, que se chamava Servo de Deus; já o segundo está envolto no objetivo profissional de promover a saúde humana, enxergando sempre o ser humano como um todo, sem desvinculá-lo dos aspectos psicológicos, físicos e espirituais que lhe são peculiares.
Com a finalidade de atingir os objetivos já sinalizados, a Casa Servo de Deus desenvolve vários trabalhos de cunho social. Sua missão é promover, psíquico, espiritual, físico e socialmente as  pessoas vivendo com HIV/AIDS e seus familiares, possibilitando a reintegração familiar e social, resgatando assim sua dignidade.
Independente da Festa "Solidariedade dá Samba", os interessados em ajudar a essa Instituição podem fazer doações na conta corrente  96245, do Banco do Brasil (Agência 09245).

Serviço:
Casa Servo de Deus
Desde 1994 junto às pessoas com HIV e aids.
Sup. Sudeste - Comissão Nacional de aids (CNAIDS)
Conselho Municipal de Saúde - Guarapari - ES
CNPJ: 03313726/0001-72
Cx. Postal - 330 -rua Francisco Furtado, 113 - Muquiçaba 
CEP: 29215-390 - Guarapari - ES
0055(27) 8852 5861 - 9734 8537 - 8129 5227

9 de julho de 2012

Rogerinho, Um Sambista Global


Olá batuqueiros!
Estive neste fim de semana em Iconha, onde aconteceu a famosa Festa dos Caminhoneiros promovida pela ASCAMES e sambei muito diante do palco de Rogerinho do Cavaco e Banda.
Sou suspeito de falar nesse moço guarapariense pois gosto muito do trabalho dele.
O cara também tem uma voz de arrebentar!
Entretanto, rasgação de seda à parte, a verdade é que o show de Rogerinho é de deixar a gente suado e com aquele desejo de "quero mais".
Mas, não fui eu o único a sambar com Rogerinho. O povo de Iconha, acostumado com músicas country e sertanejas, também caiu no samba e aplaudiu o desempenho do artista.
E, qual a minha surpresa quando acesso a Internet e vejo uma matéria que aborda o nosso querido Rogerinho! Transcrevo abaixo a reportagem publicada por Solange Duart, no Blog de Bamba, d"O Globo, sob o título: Rogerinho do Cavaco: Samba do Espírito Santo Para o Brasil.
"Guarde este nome: Rogerinho do Cavaco. Mais conhecido no Espírito Santo, onde mora, Rogério tem 28 anos e vai dar muito o que falar no mundo do samba. Cantor, compositor e músico gravou seu segundo CD,  "Samba do Povo", no Rio de Janeiro sob a batuta de um dos melhores produtores musicais do Brasil: Milton Manhães, com arranjos e regências de Ivan Paulo e Mauro Diniz. Rogerinho mandou um CD para o Blog de Bamba. Ouvi e recomendo!
Ele fala sobre a falta de oportunidade na mídia para artistas novos:
-- Pode-se dizer que o samba tradicional vive um bom momento e que os artistas ainda não conhecidos nacionalmente necessitam de maior divulgação, o Blog de Bamba do GLOBO hoje é uma referência e tornou-se um espaço de grande importância para o fortalecimento de nossa cultura.
AGENDA DE JULHO
 Dia 10, 21h - Projeto Palco Aberto, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza - Vitória ES
Dias 13, 14, 15, 20, 22 e 27, 20h - Prainha Butiquim, na Prainha de Muquiçaba, Guarapari - ES

Dia 21, 20h - Festa de Santana (antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição), na Ladeira Don João Cavati - centro de Guarapari -ES
O CD "SAMBA DO POVO"
01. O Casal e a Cozinha (Rogerinho do Cavaco, Sylvinho Passos e Chico Português) / 02. Fritando Peixe Na Mesma Gordura (Rogerinho do Cavaco e Gerson Viana) / 03. Levante a Cabeça (Edilson Quintiliano "Mosquito") / 04. Insanamente te Amar(Márcio Augusto "Barriga") / 05. O Canto da Mãe Sereia (Valdo do Cavaco e Rogerinho do Cavaco) / 06. A Coisa Tá Feia (César Marques, Luiz Lima) / 07. Lições da Vovó
(Valdo do Cavaco e Rogerinho do Cavaco) / 08. Me Leva Amor (Márcio Augusto "Barriga") / 09. Amor ao Vento (Rogerinho do Cavaco e Dílson Faria) / 10. Copo de Cerveja (Pedro Pesquisa e Zinho do Cavaco) / 11. Minha Preta, Meu Amor (Rogerinho do Cavaco) / 12. Amor Proibido (Edilson Quintiliano "Mosquito") / 13. A Minha Intenção (Sargento Barroso) / 14. Rosa de Menina(Rogerinho do Cavaco)
Músicos: Carlinhos 7 cordas, Márcio Almeida (Hulk), Ivan Machado, Rogerinho do Cavaco, Mauro Diniz, Dirceu Leite, Roberto Marques, Luciano Broa, Beloba, Milton Manhães, Binho Pique Novo, Neném Chama.
Coro: Ircéa Pagodinho, Marley Raça, Rose Guará, Márcia Dimenó, Gabi de Paula e Alexandre Lima.

UM POUCO SOBRE ROGERINHO DO CAVACO

Jornalista, cantor, compositor e músico, natural de Guarapari (ES), Rogério Arthur Gonçalves Nogueira (Rogerinho do Cavaco) atuou em diversos grupos de samba como: Grupo Skema, Pagode da Fonte e  Apanhando em casa. Foi músico das cantoras Cyara, Vera da Matta, Dorkas Nunes e Eliana Sabino e já dividiu o palco com diversos cantores e compositores consagrados como: Dona Ivone Lara, Jair Rodrigues, Almir Guineto, Grupo Sambô, Ataulpho Alves Júnior, Arlindo Cruz Neto, Wilson Moreira, Noca da Portela, Toninho Geraes entre outros.
Em outras ocasiões fez a abertura e o fechamento de shows de grandes nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho Emílio Santiago e Grupo Revelação. Em 2008, foi homenageado no dia Nacional do Samba pela Câmara Municipal de Vitória recebendo o titulo de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população capixaba.

Quer saber mais? Vai lá no site dele: 
www.rogerinhodocavaco.com.br/."

6 de julho de 2012

Rogerinho do Cavaco no Palco Aberto do Teatro Carmélia


O Projeto Palco Aberto Rosilda Falcão vai receber neste mês de julho, no próximo dia 10, às 21 horas, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, um dos grandes nomes do samba guarapariense e que vem despontando no cenário sambista capixaba: Rogerinho do Cavaco. 
O artista lançou, em 2010, o seu primeiro CD produzido por Chryso Rocha e recebeu uma Moção de congratulações, louvor e aplausos da Câmara Municipal de Guarapari e do Rotary Club do município em reconhecimento ao seu trabalho cultural. Em 2011 lançou seu segundo disco “Samba do Povo” com 14 faixas mesclando composições próprias e de outros autores gravado no Rio de Janeiro e com a produção musical do experiente Milton Manhães, arranjos do  Maestro Ivan Paulo e Mauro Diniz e a participação de músicos renomados do cenário do samba como: Márcio Hulk, Ircéa Pagodinho, Dirceu Leite, Carlinhos Sete Cordas, Roberto Marques, Binho Pique Novo, Beloba e outros.
O trabalho de Rogerinho baseia-se na proposta de levar ao público o samba em suas diversas vertentes.
Atualmente, Rogerinho do Cavaco faz shows com sua banda que tem o número de componentes variável de acordo com o tipo de evento. Além de participar de diversas agremiações carnavalescas, realiza também trabalhos paralelos fazendo algumas participações em shows de outros artistas como cantor e músico convidado, como por exemplo o grupo Fina Mistura com um repertório de MPB, bossa nova, internacionais, samba e instrumental.
O objetivo do Projeto Palco Aberto Rosilda Falcão é recolocar o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza como espaço de atividades culturais dentro do cenário capixaba, fortalecendo também a circulação e o acesso ao trabalho dos artistas capixabas. As atividades serão realizadas todas as segundas terças-feiras de cada mês.
O Carmélia foi entregue à população de Vitória em pleno funcionamento no dia 8 de novembro de 2011. Além de abrigar a TVE-ES e a nova sede da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, o espaço dispõem ainda da sala Elmo Elton para ensaios artísticos e do Teatro José Carlos Oliveira, pronto a receber espetáculos no maior palco em funcionamento no Estado.


Assista ao vídeo do Show de Rogerinho e Convidados


Serviço
Projeto Palco Aberto Rosilda Falcão
Atração: Rogerinho do Cavaco
Quando: terça-feira (10), às 21h
Onde: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Alameda Novo Império, bairro Mário Cypreste
Informações: (27) 3132-8400.
Entrada gratuita.

Rogerinho do Cavaco Canta na Festa dos Caminhoneiros

Desta vez o batuque de Rogerinho do Cavaco não será na praia.
O sambista que tem levado o nome da Cidade Saúde aos quatro cantos do nosso Estado fará a abertura do Show dos Titãs neste sábado, dia 07 de julho, na tradicional e lucrativa Festa dos Caminhoneiros de Iconha.
A Festa dos caminhoneiros extravasa o ambiente cultural e de entretenimento. O evento movimenta milhões de reais em vendas e financiamentos, contando sempre com a participação de montadoras, concessionárias, bancos e transportadoras. O objetivo do evento é fomentar a economia local, proporcionando um ambiente propício para a efetuação de negócios.
Anualmente, a ASCAMES, Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo, atua na organização desse tradicional evento que proporciona visibilidade nacional para o município de Iconha, e oportunidade de negócios para o mercado rodoviário de cargas local.
Com uma população de apenas 12.298 habitantes e mais de 3.000 veículos de transporte emplacados, Iconha é o município com maior média de caminhões por habitante no país, além de ser conhecida como a Capital dos Caminhoneiros do Espírito Santo e ter sua economia vocacionada para o transporte.
Visite o Site da ASCAMES e confira a programação da Festa que começou na quinta e vai até domingo, dia 08.

2 de julho de 2012

Carnaval 2013, Quem Vai Pagar a Conta?

Há sete meses do Carnaval de 2013, já que no próximo ano a folia do Rei Momo será bem cedo (12 de fevereiro), uma indagação silenciosa permeia os pensamentos de dirigentes de algumas agremiações da Cidade Saúde: quem vai repassar a tão almejada verba da Prefeitura? E quanto será destinado aos blocos e escolas de samba?
Os leitores podem estar imaginando que ainda é cedo demais para isso, que ainda faltam muitos meses para se falar em subvenção, que isso e aquilo... Mas, o fato é que para um Carnaval bem realizado, sete meses passam muito depressa, quase voando! É preciso lembrar que as Escolas de Samba necessitam de um tempo maior que os Blocos para organizar toda a sua apresentação. Há que se definir o enredo, os protótipos das fantasias, os desenhos das alegorias, fazer a escolha do samba, além de se contratar intérpretes, carnavalescos e pessoal de barracão. Para pesar ainda mais os preparativos, as escolas de samba precisam de um tempo extra para promover os ensaios de bateria, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira, pois são quesitos de extrema importância para um bom desfile na avenida.
Apesar dessa necessidade premente de organização, não se observa qualquer movimentação das escolas de samba de Guarapari. Tal como observamos em 2011, este ano não está sendo diferente. Os meses avançam, o fim-de-ano se aproxima e um silêncio fúnebre impera na cidade. Onde estão as rodas de samba? Onde estão as feijoadas promocionais? Cadê o zum-zum-zum característico das comunidades carnavalescas?
Mais uma vez sentimos que o Carnaval de Guarapari vai sofrer com a falta de recursos. Isso porque a maior parte das agremiações espera o ano inteiro pela liberação da verba da Prefeitura. E, para o Carnaval do ano que vem, a Cidade contará com mais uma Escola de Samba a disputar o dinheiro da Administração. Estamos falando da Imperatriz do Samba, que em 2012 desfilou por conta própria, mas que em 2013 tem direito à partilha da subvenção da Prefeitura.
Somado a isto, há ainda uma dúvida que assombra os presidentes de blocos e escolas: afinal, quem será que vai assumir a difícil tarefa de repassar o dinheiro da Prefeitura para as agremiações? A LIGESBC, que no ano passado afirmou estar quites com o tribunal de contas, mas que há poucos dias do Carnaval verificou-se o contrário? A Associação Guarassamba, que não conseguiu emplacar na folia guarapariense? Ou será, novamente, outra Escola de Samba, tal como aconteceu em 2012?
Enquanto essas indagações ficam sem resposta, o Carnaval de Guarapari se enfraquece cada vez mais e o samba maratimba silencia a cada ano.