Páginas

17 de agosto de 2017

Juventude de Muquiçaba Lança Sinopse do Carnaval 2018

Com o Enredo "Tem fogueira, tem quadrilha, tem quentão, Juventude dança São João", o G.R.E.S Juventude de Muquiçaba, contando com a colaboração do carnavalesco Douglas Palluzzo, oferece aos compositores interessados em participar do Concurso para Escolha do Samba Enredo 2018 todas as informações necessárias desta importante etapa na construção do Carnaval!

Normas e Entrega dos Sambas


Os compositores deverão entregar suas composições ate o dia 18 de Outubro de 2017, atraves do e-mail muquicabajuventude@gmail.com.
A escolha do samba 2018 ocorrera dia 22 de outubro de 2017 no Arena Sports a partir das 12 horas. Todos os compositores deverão estar presente para apresentação de suas devidas obras.
A ordem de apresentação será sorteada no mesmo dia (22/10/17) na presença de todos os compositores.
A mesa julgadora contara com 4 a 6 julgadores, que votaram atraves de cedula a serem depositadas em urna que será aberta e conferida pelo presidente e duas testemunhas.
O samba deverá ser apresentado por no maximo 3 (tres) Interpretes. E será interpretado 2 vezes somente ao som do cavado e 2 vezes com apoio da bateria desta Agremiação.
Em caso de empate, sera feita uma nova apresentação entre os sambas empatados. E será interpretado 1 vez somente ao do cavaco e 2 vezes com apoio da bateria desta Agremiação. Permanecendo o empate, o presidente da agremiação dara o voto de minerva.
A premiação contara com trofeus para 1º, 2º e 3º lugar. (estamos estudando a possibilidade de premiação em dinheiro para o 1º lugar, os compositores serão avisados com antecedencia sobre a mesma).


Duvidas sobre o enredo e sinopse.
Douglas Palluzzo – douglaspalluzzo@hotmail.com (27) 99528-6688

Demais duvidas e esclarecimentos.

George Lyra – georgelyra@hotmail.com (27) 99867-0064

Confira a Sinopse

FESTA JUNINA

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso pais muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano como uma festa pagã em comemoração á grande festividade da terra as boas colheitas, na época em que denominaram de sol de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas com Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que segundo as escrituras bíblicas gostava de batizar as pessoas, purificando as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser comemoração da igreja católica, onde homenageiam 3 santos. No dia 13 a festa de SANTO ANTÕNIO, No dia 24 e para SÃO JOÃO e no dia 29 SÃO PEDRO.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldades em se adaptar ás festas juninas pois são muitas parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todos o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região as comemorações são bem aceradas duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupo que dançam a quadrilha. Além disso proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus estados aumentando as rendas da região.
Com a passar de anos, as festas juninas ganharam outros estados e símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor.
Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício. O casamento na roça, entre outros com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca e milho cozido.
E bebidas quentes pra tomar nas noites frias, como quentão.
E hoje, as grandes festas juninas se concentram no nordeste, com destaque para a cidade de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) o maior São João do mundo.

DOUGLAS PALLUZZO
CARNAVALESCO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.